Publicada em 24/07/2025 às 13h21 (atualizada há 25/07/2025 - 12:34)
No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. E, para lembrar a data, o Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveu o Cine JusDiva, com a exibição de dois curtas seguida de debate.
Os filmes exibidos foram "Tereza de Benguela", do diretor Salles Fernandes, e "Cores e Botas", da diretora Juliana Vicente. Ambos abordando temáticas ligadas a questões raciais e de gênero. As histórias contadas na tela serviram de base para o debate logo em seguida, com a juíza Maria Angélica Alves Matos, presidente em exercício da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual do Tribunal de Justiça da Bahia.
A magistrada destacou que é fundamental “lembrar e/ou nunca deixar esquecer as lutas por liberdade e dignidade, e que estas lutas têm cor, gênero e território, além de atravessarem corpos, vidas e gerações.”
JusDiva
O programa Justiça Diversa e Inclusiva promove ações voltadas à sensibilização para as múltiplas expressões do racismo estrutural, da LGBTfobia, do capacitismo e da desigualdade de gênero. O objetivo é fomentar práticas institucionais mais inclusivas, equitativas e alinhadas aos princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade e do respeito à diversidade
----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Foto: Juan Rodrigues