Publicada em 29/07/2025 às 09h37 (atualizada há 04/08/2025 - 10:33)
A administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, por iniciativa conjunta da Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria, promoveu reunião para apresentar os avanços já alcançados e os próximos passos necessários para a reforma e inauguração do novo Fórum Trabalhista do Recife, que funcionará na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças. O encontro ocorreu na quinta-feira (24/7), no TRT-6, e, em seguida, os participantes realizaram uma visita ao prédio.
O desembargador-presidente iniciou o encontro destacando os esforços realizados pelas gestões anteriores e pela atual administração para aprimorar continuamente o Tribunal, tanto para quem utiliza os serviços da Justiça do Trabalho quanto para quem atua nela.
Em relação ao novo Fórum, o presidente explicou que está em andamento a confecção de projetos executivos de arquitetura e de engenharia, sob responsabilidade da empresa vencedora da respectiva licitação. A entrega dos estudos detalhados está prevista para agosto, abrangendo sistemas elétrico e hidráulico, paisagismo, sinalização, acessibilidade, acústica, cabeamento, climatização, entre outros pontos essenciais para a adaptação do prédio.
Coube ao vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi, apresentar a linha do tempo com o que já foi realizado e os próximos passos previstos. Para este ano, a expectativa é a conclusão dos projetos contratados, mencionados anteriormente, e obtenção da aprovação do orçamento para a reforma junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
No próximo ano, está prevista a licitação para a escolha da empresa que executará a obra e o efetivo início da reforma, o que demandará um esforço conjunto das áreas técnicas do Tribunal, pois, tratando-se de um órgão público, o TRT-6 está submetido a uma série de regulamentações e normativos que afetam a celeridade do processo.
O novo fórum trabalhista será referência nacional em infraestrutura e funcionalidade, enfatizou o desembargador Pugliesi, ressaltando a importância da colaboração de todas as áreas técnicas do Tribunal e a compreensão da Advocacia, do corpo funcional do TRT e da sociedade para êxito do projeto.
A desembargadora Nise Pedroso ressaltou que a aquisição do prédio na Av. Rui Barbosa representou a alternativa estratégica mais eficaz diante das exigências técnicas e operacionais, uma vez que o CSJT entendeu que o Regional pernambucano precisava buscar uma solução definitiva para o fórum trabalhista da capital, diante das duas mudanças emergenciais já ocorridas: a saída da Sudene e a desocupação do prédio da Imbiribeira.
A aquisição do prédio foi concretizada durante a gestão da desembargadora, em fevereiro de 2024. Agora, o desafio é promover a reforma para adequar o imóvel às necessidades de divisão de espaços, fluxo de pessoas, conectividade, segurança, entre outras. “Eu vivo este Tribunal, eu respiro este Tribunal, e quero o melhor para ele, assim como os demais desembargadores”, afirmou a desembargadora Nise Pedroso, concluindo com um apelo por paciência e união entre todos os setores da sociedade impactados por esse projeto.
Transparência e diálogo
A reunião também reservou um momento para que a coordenadora de Planejamento Físico, Ana Luíza Marinho, apresentasse o projeto do novo Fórum Trabalhista do Recife. Em seguida, ela conduziu uma visita ao prédio, acompanhada da engenheira Vera Cristina Franca Cruz, explicando como ficarão as instalações em cada pavimento. Abaixo, é possível conferir o projeto em detalhes.
Além do presidente e do vice-presidente do TRT-6, da desembargadora Nise Pedroso e da coordenadora Ana Luíza Marinho, também estiveram presentes à reunião o desembargador Sérgio Torres Teixeira; o juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Câmara; o juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves; o diretor-geral, Luciano Lacerda; o secretário de Orçamento e Finanças, Enoque de Souza e Silva Sobrinho; os diretores de secretaria de Vara do Trabalho, André Pessoa de Carvalho e Marísia Alexandra de Oliveira Bahe; o presidente da Amatra VI, juiz do Trabalho Rafael Val Nogueira; a procuradora do MPT-PE, Jailda Pinto; a vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra; o secretário-geral da OAB, Max Maciel; o membro do Conselho da OAB-PE, advogado Ricardo Varjal Carneiro Leão; o coordenador-geral do Sintrajuf-PE, Elielson Floro, além de outros servidores e servidoras do TRT-6.
Representantes de cada órgão tiveram a oportunidade de comentar sobre as apresentações, compartilhar dificuldades relacionadas às instalações provisórias na sede do TRT-6 e manifestar seu apoio ao projeto.
Como será o novo Fórum Trabalhista do Recife?
A coordenadora de Planejamento Físico, Ana Luíza Marinho, apresentou o layout previsto para o novo Fórum Trabalhista do Recife. O edifício está localizado na Av. Rui Barbosa, nº 251, no bairro das Graças, com acesso também pela Rua das Creoulas. O prédio contará com quatro elevadores de alta capacidade, garantindo acessibilidade e agilidade no fluxo de pessoas.
São 11 pavimentos, sendo que seis deles serão destinados às Varas do Trabalho, com quatro VTs em cada andar. Os demais pisos abrigarão setores administrativos, como segurança, tecnologia e manutenção, além de consultórios médico, odontológico e de fisioterapia, pertencentes à Divisão de Saúde do Tribunal. O Cejusc terá um espaço amplo, e o prédio contará ainda com sala de perícia, sala da OAB, espaço para amamentação e uma agência da Caixa Econômica Federal.
A reforma será realizada com foco na acessibilidade e no uso consciente de recursos, como água e energia elétrica.
Aspectos legais
Durante a reunião, o desembargador Eduardo Pugliesi esclareceu as limitações enfrentadas pelo Tribunal, tanto em relação ao andamento das obras quanto ao funcionamento das Varas do Trabalho até a inauguração do novo fórum.
Ele ressaltou que, após a desocupação do prédio da Imbiribeira, a orientação do CSJT foi pela aquisição de um prédio próprio e que, após o chamamento público e a análise dos oito imóveis que participaram do certame, apenas o prédio da Avenida Rui Barbosa atendeu aos requisitos necessários. Embora precise de reforma, o imóvel possui boa estrutura, metragem adequada e localização central.
O desembargador Eduardo Pugliesi destacou que o caminho é a concentração de esforços, a união e a cooperação para avançar com as etapas exigidas para a reforma do prédio da Rui Barbosa, buscando sempre equilibrar as demandas da advocacia, dos juízes, juízas, servidores e servidoras, com o objetivo comum de uma prestação jurisdicional digna, com uma Casa de Justiça que atenda a todos. Ressaltou o compromisso do tribunal em conduzir o processo com responsabilidade e foco, pedindo compreensão das pessoas que enfrentam dificuldades com as instalações provisórias.
-----------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Texto: Helen Moreira / Fotos: Juan Rodrigues