Publicada em 05/08/2025 às 11h49 (atualizada há 05/08/2025 - 13:36)
O coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE) e do Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT6, desembargador Paulo Alcântara, foi palestrante no Seminário “Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes: Desafios e Perspectivas”, promovido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB São Paulo, realizado no dia 29 de julho, na sede da instituição. Com programação extensa e a presença de especialistas nacionais e internacionais, o evento debateu temas como o cenário global do tráfico de pessoas pós-pandemia, mudanças climáticas e vulnerabilidades associadas, interseccionalidades, migração e refúgio, atendimento e reintegração de vítimas e crime organizado.
O desembargador Paulo Alcantara participou do painel "A Cooperação Multi-Institucional no Resgate e Atendimentos para Vítimas de Tráfico de Pessoas", onde apresentou a experiência pernambucana e destacou a importância da articulação entre órgãos do sistema de justiça, segurança pública, organizações internacionais e sociedade civil para garantir respostas rápidas, humanizadas e integradas no resgate e atendimento de vítimas. Segundo o magistrado, a cooperação entre instituições é um dos pilares para prevenir a revitimização, assegurar direitos e promover a reinserção social, além de potencializar a responsabilização dos autores desses crimes.
A participação reforça o engajamento do desembargador Paulo Alcantara em fóruns nacionais e internacionais sobre o tema, fortalecendo o papel do TRT-6 e do GTETP-PE no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A agenda do magistrado seguiu intensa. Já no dia seguinte, 30 de julho, data que marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, ele participou de um seminário internacional na sede da Escola Superior do Ministério Publico da União (ESMPU), em Brasília.
---------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto (cortesia): GTETP-PE