Publicada em 07/08/2025 às 15h40
No dia 30 se celebra o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Para marcar a data, o desembargador Paulo Alcantara, coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE) e do Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT-6, além de membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado, participou do Seminário Internacional “Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes: Desafios e o Papel do Ministério Público”, realizado na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília/DF.
O evento reuniu autoridades, membros do Ministério Público, especialistas e representantes de organizações nacionais e internacionais para debater os desafios e estratégias de enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes, com foco no papel institucional do Ministério Público. A orientadora pedagógica foi a procuradora regional da República Stella Fátima Scampini.
Ao compor a mesa de abertura, o desembargador ressaltou a importância da atuação integrada entre instituições e organismos nacionais e internacionais para ampliar a prevenção, a investigação e a responsabilização de envolvidos nesses crimes. Destacou, ainda, que o fortalecimento das redes de proteção e a troca de boas práticas são essenciais para garantir uma resposta mais efetiva e humanizada às vítimas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)