Publicada em 14/08/2025 às 12h48 (atualizada há 14/08/2025 - 12:49)
O município de Salgueiro, nos dias 6 e 7 de agosto, recebeu uma série de ações do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região voltadas ao combate ao tráfico de pessoas, dirigidas pelo desembargador Paulo Alcantara, coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE) e do Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT-6.
Palestra para estudantes - No dia 6, como etapa preparatória para a audiência pública, o magistrado esteve na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz, onde palestrou para cerca de 200 adolescentes sobre o combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo. De forma leve e acessível, apresentou o tema, exibiu vídeos e compartilhou experiências de quem atua diretamente no combate a esse crime. Os estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo ao longo de toda a atividade. Ao final, foi distribuída a cartilha de enfrentamento ao tráfico de pessoas, reforçando o conteúdo abordado.
Entrevista na rádio - Na manhã do dia seguinte, 7 de agosto, o desembargador participou de uma entrevista na Rádio Salgueiro FM, emissora de grande audiência na região. Na oportunidade, falou sobre a importância de prevenir e combater o tráfico de pessoas e convidou a população a comparecer à audiência pública que ocorreria à noite, destacando que o engajamento comunitário é fundamental para fortalecer a rede de proteção.
Audiência Pública - Às 19h, na Câmara de Vereadores de Salgueiro, foi realizada a audiência pública, reunindo representantes de diversas secretarias municipais, da Ordem dos Advogados do Brasil, vereadoras/es e lideranças locais. O encontro foi um espaço para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e fortalecimento de parcerias, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção, repressão e atendimento às vítimas de tráfico de pessoas na região.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do TRT-6 e do GTETP-PE com a interiorização das políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, levando informação, capacitação e conscientização para diferentes públicos.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)