Publicada em 14/08/2025 às 14h08 (atualizada há 15/08/2025 - 15:16)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), por meio do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, promoveu a palestra Violência Doméstica e Medidas Protetivas. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (14/8), na Sala de Sessões do Pleno, e foi conduzido pela agente da Polícia Judicial do TRT-6 Flávia Roberta Gusmão e pela coronel da Polícia Militar de Pernambuco Cristiane Vieira.
Abrindo o encontro, a coordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, desembargadora Nise Pedroso, por videoconferência (ela está em visita ao TST, Brasília), deu as boas-vindas à plateia. “Como sabem, a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, estabelecida pelo CNJ, fomenta exatamente essa diretriz de igualdade de gênero. Então, procuramos fazer eventos de capacitação, campanhas e debates para fortalecermos essa luta”.
A primeira a palestrar foi a agente da Polícia Judicial do TRT-6 Flávia Gusmão, que falou sobre os principais tipos de violência sofridas pelas mulheres, e também trouxe exemplos de ações que estão sendo desenvolvidas no Tribunal, a exemplo do programa Estamos Todas Juntas. A iniciativa, voltada a mulheres do quadro institucional que sofrem violência doméstica, oferece acolhimento e acesso a serviços de assistência social, psicologia e medicina, com orientações de como denunciar e pedir medidas protetivas.
Na sequência, a coronel da Polícia Militar de Pernambuco Cristiane Vieira comentou que a violência doméstica é um problema que afeta milhares de mulheres, comprometendo a saúde física e mental das vítimas e suas vidas e famílias. A explanação abordou as diversas formas de violência, as medidas protetivas disponíveis e iniciativas do estado voltadas a esse público, como as delegacias especializadas, o Disque 190 Mulher, a Casa Abrigo, o monitoramento eletrônico e a Patrulha Maria da Penha.
A palestra desta quinta fechou um ciclo de atividades de conscientização e treinamento, abordando o tema violência doméstica contra as mulheres, desenvolvido pelo Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina. A iniciativa também incluiu o Curso Enfrentamento à Violência Doméstica, com aulas práticas de defesa pessoal, realizado dias 12 e 13/8, no Centro de Treinamento e Operações da Polícia Judicial do TRT-6, e com instrutoria da agente de segurança Tatiana Correia de Araújo.
Veja mais fotos desses eventos.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Fotos: Juan Rodrigues; Jéssica Marques; Silvio Britto