Publicada em 28/08/2025 às 15h40 (atualizada há 29/08/2025 - 11:57)
A corregedoria regional do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) está desenvolvendo uma ferramenta para automatizar o processo de designação de juízes substitutos. A iniciativa atende ao Plano de Trabalho 2025-2027, que prevê a adoção de uma solução baseada em critérios objetivos. O objetivo da iniciativa é a eliminação de subjetividades nas designações, garantindo transparência, previsibilidade, auditoria e rastreabilidade, conforme as diretrizes de modernização tecnológica estabelecidas no plano de trabalho da Corregedoria.
O projeto tem a supervisão do juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves Filho, que apresentou a primeira versão da ferramenta, como Produto Mínimo Viável (MVP), ao juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Câmara, ao assessor da Corregedoria, Humberto Galvão e à servidora Ana Lopes, da Unidade de Designações de Magistrados. Durante a reunião, foram demonstrados os avanços concretos da solução inovadora. A iniciativa faz parte do portfólio do Laboratório de Inovação do TRT-6 (Liods).
O Produto Mínimo Viável (MVP) é desenvolvido pelos servidores Auston Ricardo Soares Costa, da Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica, Flávio Renato Couto Oliveira e Ivan Luiz de França Neto, da Divisão de Sistemas Judiciais. Com a autorização para continuidade do projeto, a equipe técnica agora avança para a versão completa do sistema, com implementação gradual.
A iniciativa integra uma série de projetos de modernização previstos no Plano de Trabalho da Corregedoria, que inclui a expansão da automação processual e implementação de painéis de Business Intelligence (BI), também conhecidos por Inteligência de Negócios. A meta é otimizar a gestão estratégica, reforçando o compromisso do TRT-6 em se tornar referência nacional em inovação e governança digital no Poder Judiciário.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Corregedoria e Maria Eduarda Vaz / Foto: Cortesia