Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Estudantes da UniFafire visitam Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco

O Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco recebeu, na quinta-feira (28/8), a visita dos alunos da disciplina de Prática Jurídica do Centro Universitário Frassinetti do Recife – UniFafire. Acompanhou o grupo o professor Diego Nieto. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da história e do funcionamento da Justiça do Trabalho, por meio do contato com documentos, fotografias, objetos e exposições que retratam a trajetória da instituição ao longo de mais de oito décadas.

Durante a visita, os alunos conheceram o acervo  do Memorial, refletindo sobre a importância da preservação da memória institucional e compreendendo o papel da Justiça do Trabalho na promoção da cidadania e na garantia de direitos sociais. O professor Diego Nieto destacou a relevância da experiência: “É fundamental que os futuros profissionais do Direito tenham acesso a espaços como este, onde a história se conecta com a prática e contribui para a formação acadêmica e cidadã”.

Para o coordenador da unidade de Gestão Documental e Memória do TRT6, Ricardo Rezende, a visita reforça a missão do espaço: “O Memorial cumpre um papel essencial ao aproximar a sociedade da trajetória da Justiça do Trabalho. Ao receber estudantes, fortalecemos a difusão da memória institucional e promovemos a valorização da história como elemento de cidadania e identidade coletiva”.

Primavera dos Museus - O Memorial já está se preparando para a 25ª Primavera dos Museus, iniciativa nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano será realizada entre os dias 22 e 26 de setembro e terá como tema “Museus e Mudanças Climáticas”. A programação propõe a reflexão sobre os desafios ambientais contemporâneos e o papel dos museus na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

No Memorial do TRT6, o evento buscará conectar a preservação da memória da Justiça do Trabalho com a importância da sustentabilidade, reforçando o compromisso da instituição com a cidadania e com a proteção do patrimônio histórico.

Além disso, o museu e arquivo histórico permanece de portas abertas ao longo de todo o ano para receber grupos escolares, universitários e demais interessados. Para agendar uma visita, basta enviar um e-mail para memorial[at]trt6.jus[dot]br

-----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto e foto: Coodenadoria de Gestão Documental e Memória do TRT-6