Publicada em 02/09/2025 às 12h10 (atualizada há 02/09/2025 - 14:01)
A Seção de Saúde Mental e Serviço Social e o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em parceria com o Programa Trabalho Seguro/Getrin6, prepararam uma programação especial dento do Setembro Amarelo 2025: #Seja o Farol, campanha voltada à conscientização e prevenção ao suicídio. Diversas ações estão agendadas, como palestras, feirinhas, visitas de conscientização às unidades e envio de e-mails com orientações. Confira:
Palestras
Nesta quinta-feira (4/9), às 15h30, dentro do Encontro de Oficialas e Oficiais de Justiça do TRT-6, na Escola Judicial, ocorre a palestra "Adoecimento Mental: cuidado e prevenção", com a chefe da Seção de Saúde Mental, Michelle Rangel. E na quarta-feira (10/9), às 14h, na Sala de Sessões do Pleno, sede do TRT-6, aconte a palestra “Prevenção ao Suicídio”. O evento será conduzido por Ana Carla Lopes de Albuquerque (médica psiquiátrica), com o tema “Setembro Amarelo: quando a escuta faz diferença”; e por Stênio Luiz de Barros Melo Rios (coordenador do Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita), que vai falar sobre “Suicídio: encontrando razões e forças para ficar”.
Visita às Unidades
Durante o mês, a equipe da Seção de Saúde Mental realizará visitas às unidades do edifício-sede, entregando panfletos e explanando orientações de prevenção ao suicídio, incluindo dinâmicas para ativar o bem-estar do corpo funcional.
Feirinha Temática
Nos dias 18, 24 e 25/9, das 9h às 16h, acontece a feirinha de qualidade de vida, no hall do edifício-sede. No espaço, haverá barracas de produtos naturais, alimentação saudável, óleos essenciais, cuidados com a beleza da pele, cafés, bijuterias sustentáveis e massagem.
Mural Participativo
No dia 10/9, por meio da intranet, será divulgado um mural participativo com o tema "Quem já foi um farol na sua vida e quando você também conseguiu ser luz no caminho de alguém?", expondo comentários das pessoas colhidos durante as visitas às unidades.
Textos Motivadores
Além disso, haverá a publicação na intranet e envio por e-mail funcional, durante o mês, de textos referentes à prevenção ao suicídio, incluindo estratégias para lidar com situações difíceis, alertando quanto aos principais sinais de comportamento suicida, como melhorar o controle emocional e financeiro, ativar os relacionamentos e conectar-se com a espiritualidade.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de promover o debate sobre a saúde mental e incentivar a busca por ajuda e apoio emocional. A origem do movimento começou nos EUA, por causa da história de Mike Emme, jovem de 17 anos que, em 1994, tirou a vida dirigindo seu Mustang 68 amarelo. No velório, familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante, iniciando, assim, a campanha de prevenção ao suicídio Yellow Ribbon.
Em 2003, a OMS instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e o mês passou a ser dedicado a ações de bem-estar e saúde mental. No Brasil, a ideia do Setembro Amarelo surgiu a partir da proposta da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, que decidiram criar um mês dedicado à prevenção do suicídio em resposta ao crescente número de casos no país. Saiba mais.
Mais informações:
Seção de Saúde Mental
(81) 3225 3496 / 3423
saude.mental[at]trt6.jus[dot]br
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Imagem: Eduardo Aguiar