Publicada em 04/09/2025 às 16h58 (atualizada há 05/09/2025 - 10:23)
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputa (Nupemec), desembargador Eduardo Pugliesi, comandou, na tarde da quarta-feira (3/9), um encontro com os Cejuscs e com as Varas do Trabalho, na sala de sessões do Pleno.
Na ocasião, desembargadoras/es, magistradas/os, coordenadoras/es dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e servidores/as de dezenas Varas estiveram presentes. A reunião também contou com a participação de unidades do Interior, por meio de videoconferência.
O desembargador Eduardo Pugliesi iniciou a reunião agradecendo a todas/os pela exitosa atuação conjunta, que rendeu resultados expressivos para o TRT-6 na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025. Os acordos firmados durante a mobilização chegaram a mais de R$ 65 milhões de arrecadação total em apenas cinco dias de campanha. O número é um recorde para a Justiça do Trabalho pernambucana.
“Esse crescimento do volume conciliatório de nosso Tribunal é fruto de um trabalho coletivo e coordenado de todos os Cejuscs, todas as Varas do Trabalho, do Nupemec e da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa. Além disso, não podemos deixar de destacar o Projeto Garimpo da Corregedoria”, comentou o desembargador Pugliesi.
Outro destaque da reunião foi a 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que será realizada entre os dias 15 e 19 de setembro. O magistrado lembrou a todas/os, juízas/es e servidoras/es para pautarem o número máximo de ações nessa semana.
No encontro, a coordenadora do Cejusc Recife, juíza Andréa Keust Bandeira de Melo apresentou oficialmente o personagem Cejusquino, um símbolo dos Centros de Conciliação. Na continuidade da fala da magistrada, ela destacou também as mudanças trazidas pela Resolução CSJT nº 415/2025, com foco nas soluções alternativas para mitigar as repercussões do art. 21, que determina a saída das Homologações de Transação Extrajudicial (HTEs) dos Cejuscs para as Varas do Trabalho. Também houve espaço para propostas e trocas de experiências, inclusive para encaminhamento posterior através de um formulário eletrônico.
O coordenador de Estatística e Pesquisa do TRT-6, Luiz Eduardo Moura de Oliveira teve um momento de fala e apresentou dados referentes ao impacto do retorno das HTEs para as Varas, bem como esclareceu questões sobre o preenchimento dos formulários, que deverão ser encaminhados durante a Semana Nacional da Execução.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação dac fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Silvio Britto