Publicada em 15/10/2025 às 14h36 (atualizada há 15/10/2025 - 14:37)
Durante agenda oficial em Brasília, o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, e o juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves Filho, participaram de uma reunião estratégica na Embaixada da Espanha. O encontro, com representantes das forças policiais espanholas, teve como foco o fortalecimento da cooperação institucional no enfrentamento ao tráfico internacional de pessoas.
A reunião contou com a presença de integrantes do Cuerpo Nacional de Policía e da Guardia Civil, que atuam em nível nacional na Espanha. Por razões de segurança, os nomes dos policiais envolvidos não podem ser divulgados. Na ocasião, os participantes tiveram acesso a uma exposição detalhada sobre o funcionamento do sistema Viogen — ferramenta espanhola voltada à proteção de vítimas de violência de gênero, que integra dados e ações de diferentes instituições para garantir respostas rápidas e eficazes.
Também esteve em pauta a proposta de realização de seminários conjuntos sobre o tema, com o objetivo de ampliar o diálogo entre autoridades judiciais e policiais dos dois países, promovendo o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da rede de proteção às vítimas.
Os magistrados do TRT-6 estavam em Brasília para participar do curso de segurança institucional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltado à capacitação de juízes em temas sensíveis à proteção de magistrados e à integridade das instituições. A atuação proativa e o comprometimento dos representantes da Corregedoria do TRT-6 foram destacados como fundamentais para o avanço das tratativas internacionais.
A iniciativa reforça o papel do Poder Judiciário na articulação de ações integradas de combate ao tráfico de pessoas, promovendo a cooperação internacional e o aprimoramento das estratégias de enfrentamento.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Corregedoria Regional (cortesia)