Publicada em 28/10/2025 às 10h04

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, conduziu a sessão administrativa do Pleno desta segunda-feira (27/10), ocasião em que foram debatidos os seguintes assuntos:
Eficiência: o coordenador de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura de Oliveira, apresentou uma nova ferramenta que permite o acesso a gráficos detalhados pelos gabinetes, relativos aos processos de cada unidade. Ele destacou que a solução contribui para o acompanhamento do fluxo processual e, por consequência, no cumprimento das metas do Poder Judiciário e na melhoria dos indicadores do Tribunal.
A ferramenta já está disponível e foi desenvolvida a partir de um projeto da Secretaria-Geral Judiciária, com o auxílio da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa e da Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O presidente Ruy Salathiel ressaltou o esforço contínuo para adotar instrumentos que aprimorem a atuação e a produtividade da área-fim, destacando que essa é mais uma iniciativa alinhada a esse objetivo.
Agravo interno: o desembargador-presidente relatou sua participação na reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), quando, entre os temas debatidos, discutiu-se a importância de verificar se o distinguishing usado para interpor agravo interno já constava na sentença ou se foi invocado como manobra protelatória.
O presidente mencionou que os estudos apresentados mostraram um crescimento inicial expressivo no número de agravos internos nos TRTs, mas que os Regionais que passaram a adotar análise temporal do distinguishing e aplicar multas em casos de má-fé conseguiram manter níveis estáveis desse tipo de recurso.
Promoção por merecimento na magistratura: o Pleno aprovou modificações no regulamento que disciplina o processo de promoção por merecimento. O novo texto determina que o Tribunal adote o sistema de alternância de editais sempre que a participação feminina for inferior a 40%. Para o cálculo do percentual não serão consideradas as vagas destinadas ao Quinto Constitucional.
Na análise de produtividade, a avaliação passará a comparar a média de audiências, decisões e sentenças das juízas e dos juízes com a média de unidades similares, utilizando mediana e desvio padrão.
Trabalho Seguro: o desembargador Virgínio Benevides convidou as pessoas presentes a prestigiarem o evento Maré Segura: Proteção e Direitos das Marisqueiras, que acontecerá na segunda-feira (03/11), na Escola Judicial. Voltado a trabalhadoras associadas à Colônia de Pescadores Z-20, em Igarassu, o evento contará com palestras informativas e distribuição de brindes.
Aposentadoria: foi homologada a aposentadoria de Edinilza Pereira Vieira, servidora da Divisão de Distribuição dos Feitos das Varas do Trabalho do Recife. O presidente desejou felicidade, sucesso e agradeceu pelo tempo de serviço prestado ao Tribunal.
Convocações: o juiz Gilvanildo de Araújo Lima foi convocado, pelo critério de merecimento, de forma extraordinária, para auxiliar no gabinete vago do desembargador Luciano Alexo, conforme a Recomendação nº 11 da Ata de Correição da CGJT.
Já a juíza Roberta Corrêa de Araújo foi convocada, foi convocada pelo critério de antiguidade, para substituir no Gabinete do Desembargador Sergio Torres Teixeira e na 1ª Seção Especializada até 22 de novembro.
Visitação: estudantes do curso de Direito da Faculdade Macêdo de Amorim puderam conhecer a sede do Tribunal e assistir a sessão de julgamento da 1ª Seção Especializada. As alunas e os alunos foram acompanhados pela equipe do Cerimonial da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória.
----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Texto: Helen Moreira


