Publicada em 30/10/2025 às 14h40 (atualizada há 30/10/2025 - 14:41)

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Eduardo Pugliesi, coordenou, na terça-feira (29/10), mais um acordo de conciliação, desta vez celebrado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Pesqueira, Sertânia e Serra Talhada (Sindeca) e o Sindicato do Comércio de Calçados de Pernambuco (Sincomcape). Na ocasião, foi atualizada a Convenção Coletiva do setor de comércio de calçados das cidades do Sertão de Pernambuco.
A segunda reunião entre os sindicatos, que encerrou a reclamação pré-processual instaurada, aconteceu na sala das Turmas do TRT-6 e também contou com a participação do procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, José Laízio Pinto Júnior. As categorias apresentaram suas propostas e debateram os pontos a serem revisados, chegando a um acordo.

Dentre as cláusulas aprovadas na nova Convenção Coletiva estão novos valores de piso salarial / salário normativo e ajuda alimentação; novas regras para reajuste salarial, vale-transporte, vale-combustível, quebra de caixa e programa de assistência familiar, bem como pagamento de valores salariais retroativos em três parcelas.
Estão inclusas as seguintes cidades: Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Betânia, Bodocó, Brejinho, Buíque, Cabrobó, Calumb, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Poção, Quixaba, Salgueiro, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa e Verdejante.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Silvio Britto


