Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária realizada no Cejusc do 1º Grau - Recife

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, realizou, no dia 24 de outubro, correição ordinária presencial no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição – Cejusc / Recife.

Participaram da correição a juíza coordenadora da Unidade, Andrea Keust Bandeira de Melo, o chefe de Divisão do Cejusc-Recife, João Paulo Pedrosa de Oliveira, além das demais servidoras e servidores que compõem a Unidade.

Por ocasião da correição, constatou-se que o prazo médio para ocorrência/designação de audiência no Cejusc é de menos de 24 horas. 

Destacou-se que, no período compreendido entre as datas 01/09/2024 a 30/08/2025, a Unidade realizou 9.416 audiências. Registrou-se, ainda, que, no período entre outubro de 2024 e setembro de 2025, foram remetidos ao Cejusc - Recife 10.397 processos e devolvidos às varas 10.366 processos.

Ressaltou-se, ademais, que a média do índice de conciliação, mês a mês, no período entre setembro de 2024 a dezembro de 2024, foi de 77,82%, e no período de janeiro a setembro de 2025 o percentual alcançado foi de 78,77%. 

Verificou-se, também, que no período correicionado (setembro de 2024 a setembro 2025) foi conciliado o valor de R$ 342.105.780,56.

A corregedoria registrou, por fim, que não houve a formalização, em face da Unidade Judiciária, de pedido de providência e/ou reclamação correicional.

Após a leitura da ata, o desembargador-corregedor deu início à reunião, ressaltando ser juiz de carreira há mais de 36 anos, de modo que defende a valorização da 1ª Instância. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas. O desembargador consignou sua preocupação pela falta de um Fórum próprio para as Varas e Unidades da Capital, pedindo desculpas pelas condições de trabalho enfrentadas pelos magistrados/magistradas e servidores/servidoras.

Ao final da sua fala, o corregedor ressaltou que acredita na conciliação, e que o serviço prestado pelo Cejusc é de grande relevância para dirimir os processos e entregar a prestação jurisdicional, parabenizando a equipe por estarem realizando um bom trabalho. 

Em seguida, a coordenadora, juíza Andrea Keust, manifestou agradecimentos a toda a equipe do Cejusc pela dedicação com as atividades, acrescentando que sozinha não conseguiria qualquer resultado. A magistrada destacou que atualmente está colocando em prática o feedback para os juízes e juízas, varas e grupos de trabalho (empresas, advogados), principalmente quanto aos processos mais antigos e complexos, com o objetivo de criar pontes e fortalecer a conciliação. Registrou ainda as inovações digitais para maior visibilidade e atuação da Unidade, como o lançamento do personagem “Cejusquinho”. A juíza agradeceu ainda o apoio prestado pelo Nupemec e pela Corregedoria.

Encerrados os trabalhos, o Corregedor agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores do Cejusc-Recife.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Corregedoria Regional (cortesia)