Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Comitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-6 e Ejud-6 convidam para as ações especiais em celebração ao Mês da Consciência Negra

Novembro é o mês da Consciência Negra, período dedicado a celebrar a cultura afro-brasileira, lutar contra o racismo e homenagear a população negra no Brasil, como Zumbi, Dandara e  tantas outras pessoas negras que lutaram — e ainda lutam — por liberdade, equidade, dignidade e justiça. Para reverenciar a importância da data, o Comitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-6 e a Ejud-6 convidam para a Roda de Conversa A Branquitude como pilar dos racismos estrutural e religioso, um encontro para refletir sobre os privilégios raciais e suas influências nas estruturas sociais e religiosas. A roda acontece no dia 21/11, das 9h às 12h, no auditório da Escola Judicial (Rua Quarenta e Oito, 149). Ao final, haverá apresentação do Afoxé Omô Obá Dê, expressão viva da cultura e da espiritualidade afro-brasileira.

Outra campanha encampada pelo comitê  é a Estante de Leitura – Literatura Negra. Durante o mês de novembro, mergulhe na potência da produção literária de autores e autoras negras que transformaram a história da literatura brasileira e internacional. Toda semana, você conhecerá novas obras e trajetórias inspiradoras — e poderá encontrar esses livros nas nossas estantes de leitura, localizadas na sede do TRT-6 e na Ejud-6.  A proposta é simples: pegue um livro, deixe outro e compartilhe histórias.

Conheça as autoras da próxima semana:

Maria Firmina dos Reis - Obra: “Úrsula”

Pioneira e visionária, Maria Firmina dos Reis foi a primeira romancista negra brasileira. Em Úrsula, publicado em 1859, ela denunciou a escravidão e deu humanidade às pessoas negras escravizadas, muito antes de o tema ser amplamente discutido na literatura.Ler Úrsula é reconhecer uma mulher à frente de seu tempo e reafirmar o protagonismo negro na história da literatura brasileira.

Carolina  Maria de Jesus - Obra: “Quarto de Despejo”

Catadora de papel que se tornou uma das maiores cronistas da desigualdade no Brasil, Carolina  Maria de Jesus narra com sinceridade e força poética o cotidiano da favela, a fome e a luta pela dignidade, em Quarto de Despejo. Sua escrita é um testemunho vivo da exclusão e da esperança. Ler Carolina é enxergar o Brasil que resiste.

Traga seu copo - A Ejud-6 está em campanha permanente para reduzir o uso de descartáveis e estreitar o compromisso com a sustentabilidade. Traga sempre um copo, garrafa ou caneca reutilizáveis para os nossos cursos e eventos e na sua rotina. O planeta e as gerações atuais e futuras agradecem!

ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.

Serviço:
Roda de Conversa: A Branquitude como Pilar dos Racismo Estrutural e Religioso e Apresentação Cultural do Afoxê Omô Obá Dê
Data: 21/11
Horário: 9h às 12
Local: Auditório da Ejud-6
Inscrições
Os links de inscrição estão disponíveis no topo da página principal do SisEjud,  na opção "Portal do Aluno/Inscrições abertas".

Projeto “Estante de Leitura - Literatura Negra”
Pontos de retiradas:  Edf. Sede TRT-6 (entrada prédio dos Gabinetes)
Prédio da Ejud-6 (Rua 48, n.149)

Consulte a programação de cursos da Ejud-6
 

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.