Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Sessão administrativa do Pleno em 10 de novembro

O presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, comandou a sessão administrativa do Pleno, realizada na manhã desta segunda-feira (10/11). Aprovada por unanimidade, a pauta da sessão tratou de seis itens, versando sobre afastamentos, averbações e o julgamento de um Agravo Regimental em Correição Parcial. Também foram referendados o Ato Conjunto TRT6-GP-GVP-CRT 14/2025 e duas portarias.

A primeira, autorizando a participação do desembargador Paulo Alcantara na “Jornada de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para Exploração Sexual e Trabalho em Condições Análogas à Escravidão”, que será realizada no dia 17 de novembro, na sede do TRF-4, em Porto Alegre. Já o juiz substituto Leandro Fernandes Teixeira Restel foi autorizado a se afastar da jurisdição, no dia 13 de novembro, para participar, como palestrante, da 1ª Semana da Autocomposição do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília-DF.

O vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi, fez uso da palavra para expor três importantes notícias positivas para o Tribunal. Iniciou destacando um novo “Acordo de Cooperação Judiciária”, que vai ser assinado nesta terça-feira (11/11), às 11h, na Presidência. O acordo prevê a possível utilização de cerca de 11 milhões de reais identificados em processos trabalhistas na fase de execução, que tramitam na 3ª VT de Goiana, tendo como executado o Grupo João Santos (atualmente, em fase de recuperação judicial).

“Com esse acordo histórico, vamos reduzir o passivo da Vara em cerca de 50%”, comemorou o vice-presidente. O TRT-6, por intermédio do Nupemec, o TJ-PE e a 3ª VT de Goiana vão firmar o acordo. O desembargador-presidente, Ruy Salathiel, destacou o entendimento do Tribunal de Justiça de Pernambuco por ter tido a sensibilidade de apoiar a iniciativa, que afeta a recuperação judicial de um grande grupo empresarial.

O desembargador Eduardo Pugliesi também comunicou sobre sua participação no 28º Congresso Internacional Unidas, evento encerrado na sexta-feira (7/11), em Salvador, reunindo dirigentes e especialistas do segmento das autogestões. Comemorou o fato de ter conseguido trazer para o Recife a realização da 29ª edição do encontro, no próximo ano. Lembrou que o evento reúne mais de três mil operadores de autogestão de todo o país.

Por fim, elogiou a atuação do Tribunal por estimular a realização de acordos pré-processuais. Fez especial menção às recentes negociações que puseram fim à greve dos metroviários e ao acordo que evitou dissídio e uma possível greve da categoria médica. 

O presidente Ruy Salathiel finalizou elogiando o empenho e a qualidade do trabalho realizado pelas equipes da Corregedoria, especialmente com o estímulo ao Projeto Garimpo, e da Vice-Presidência, por intermédio das ações coordenadas pelo Nupemec, resultando em acordos de cooperação.

---------

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Gutemberg Soares