Publicada em 13/11/2025 às 12h13

Representantes do TRT6 Saúde participaram, nos dias 5 a 7 de novembro, em Salvador, do 28º Congresso Internacional Unidas. Realizado no Centro de Convenções da capital baiana, o evento reuniu dirigentes, gestores/as de operadoras de autogestão, prestadores/as e demais profissionais que atuam na área de saúde suplementar para debater temas de interesse para o setor — entre eles, a longevidade, a promoção da saúde integral, a colaboração institucional e a sustentabilidade dos modelos de autogestão.
O TRT6 Saúde prestigiou reuniões estratégicas e promoveu ações de visibilidade institucional, por intermédio da participação do desembargador Eduardo Pugliesi (conselheiro representante de magistrados/as do segundo grau); do servidor Renatto Pinto (diretor do TRT6 Saúde); da servidora Ana Cláudia Melo (chefe da Divisão de Políticas e Ações de Saúde); e de Sávio Gomes e Marina Escorel, respectivamente, chefe e servidora da Divisão de Credenciamentos e Contratos do TRT-6 .
O conselheiro Eduardo Pugliesi teve encontro com o representante da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI), operadora nacional de autogestão com ampla rede credenciada, avançando as tratativas de possível acordo para cessão da rede CASSI. Na conversa, o TRT6 Saúde apresentou sua estrutura, demanda e potencial de rede parceira, alinhando-se com a lógica de colaboração entre autogestões.

Embora o acordo ainda esteja em fase de negociação — com reunião agendada para dezembro, em Brasília, com o presidente da CASSI, Cláudio Said —, para Pugliesi o encontro em Salvador representou um avanço estratégico para o TRT6 Saúde, que busca ampliar opções de rede para beneficiárias/os, garantindo maior cobertura e fortalecendo a economia de escala própria das autogestões.
A servidora Ana Cláudia Melo aproveitou sua participação no congresso para apresentar o livro “Cuidar com Estratégia: Como a Atenção Primária fortalece a Sustentabilidade das Autogestões em Saúde”. A obra é resultado da dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Escola Judicial do TRT-6, em parceria com a UFPE. O tema central do livro dialoga diretamente com o mote do congresso, tais como “longevidade”, “saúde do futuro”, “colaboração” e reforça a proposta de que os modelos de gestão autogestionados precisam incorporar estratégia, cuidado centrado no indivíduo e resolução efetiva na base.

Unidas em Recife — Por fim, o desembargador Pugliesi comemorou a vinda para o Recife da 29ª edição do Congresso Internacional Unidas, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2026. A escolha representa o reconhecimento das boas práticas construídas pelas autogestões no estado de Pernambuco. Realizado anualmente, o evento reúne dirigentes e especialistas do segmento. Em Salvador, participaram cerca de três mil operadores/as de autogestão de todo o país.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: cortesia


