Publicada em 14/11/2025 às 10h44 (atualizada há 14/11/2025 - 10:46)

Indígena xocó-kuará, Alex Feitosa assume como técnico judiciário, área administrativa
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, empossou o primeiro servidor aprovado pela cota destinada a indígenas, do recente concurso público da instituição. Ícaro Alex Feitosa de Oliveira assume o cargo efetivo de técnico judiciário, área administrativa, ficando lotado no gabinete do desembargador Paulo Alcantara, atual corregedor do TRT-6. O Termo de Posse e Compromisso foi assinado na manhã da quinta-feira (13/11), no Gabinete da Presidência, com a presença da diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Márcia Fernanda Gomes de Menezes, e de familiares do servidor.
Natural de Aracaju, o novo servidor pertence a etnia Xocó-Kuará, comunidade indígena, localizada na região urbana dos municípios de Porto da Folha e de Nossa Senhora do Socorro, Agreste de Sergipe. Alex Feitosa é formado em Direito pela Faculdade Estácio de Sá (2019) e atuava como advogado trabalhista. No último concurso, foram reservadas às candidatas e aos candidatos indígenas 3% das vagas existentes e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do certame, contemplando as diretrizes estabelecidas pelas Resoluções 512/2023 e 549/2024, do Conselho Nacional de Justiça.
Como política afirmativa, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) considera que a diversidade é um valor fundamental para a democracia. Portanto, a ampliação da participação dos povos originários, assim como de outros grupos de minoria social, na Justiça Trabalhista contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Momento da posse: servidor Alex Feitosa e o presidente do TRT-6, des. Ruy Salathiel
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Maria Eduarda Vaz


