Publicada em 03/12/2025 às 13h25

Uma parceria entre unidades jurisdicionais do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região resultou na conciliação histórica entre as partes de uma ação trabalhista que tramitava há 36 anos. O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Recife, em parceria com a 3ª Vara do Trabalho da capital, intermediaram acordo no processo mais antigo em tramitação na referida VT.
A causa envolvia duas professoras que moveram a ação trabalhista contra um educandário infantil em 1989, alegando que foram despedidas sem receber direitos laborais. Pediam, então, o pagamento das verbas rescisórias. A mediação foi realizada pela servidora do TRT-6 Lidia Oliveira Maggi, que atuou de forma dedicada e estratégica para promover o diálogo e viabilizar a autocomposição.
Assim, o processo foi homologado no dia 28 de novembro, pela coordenadora do Cejusc Recife, juíza Andréa Keust, que oficializou o acordo apresentado pelas partes. O desfecho destaca a força da cooperação institucional e simboliza um marco de persistência, parceria e pacificação social, reafirmando o papel transformador dos métodos consensuais na Justiça do Trabalho.

Conciliadora e partes envolvidas
A conciliação é uma forma rápida e eficiente de solucionar os processos e pode ser feita a qualquer tempo, independentemente da fase processual. Se você tem interesse em fazer um acordo, basta solicitar o agendamento de audiência de tentativa de conciliação por meio de petição ou preenchendo o formulário eletrônico. Participe! Quem concilia sempre sai ganhando.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Imagem: Eduardo Costa / Foto: Cejusc Recife


