Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Despedida do desembargador Milton Gouveia marca Sessão Administrativa do Pleno

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, presidiu, na manhã da segunda-feira (15/12), sessão administrativa do Tribunal Pleno. O encontro foi marcado pela emoção, com discursos, homenagens e despedidas. O primeiro homenageado foi o desembargador aposentado, ex-coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-6, Milton Gouveia. O presidente Ruy Salathiel destacou a dedicação, o comprometimento e a competência do magistrado, ao longo de uma carreira de quase 37 anos dedicados ao serviço público. Em seguida, foi apresentado um vídeo tendo como entrevistado o homenageado, inaugurando oficialmente a série História Oral “Vozes da Justiça”.

Na entrevista, conduzida pela Coordenadoria de Comunicação Social, o desembargador relembrou os principais momentos de sua atuação na Justiça do Trabalho, sua contribuição nas entidades de classe, seu mandato na presidência da Amatra6, bem como sua participação em comissões numa época que marcou a história da JT em 1999, ano marcado pela extinção dos cargos de juízes classistas, atendendo a uma antiga reivindicação da sociedade brasileira. O vídeo também destacou a importância da preservação da memória no Tribunal e de seu orgulho de ter coordenado o Comitê de Documentação e Memória do TRT-6.

O vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi, o corregedor, desembargador Paulo Alcantara, e na sequência as/os demais magistradas/os presentes na sessão proferiram discursos que, em linhas gerais, destacaram sua atuação sempre firme, serena e ponderada, destacando seu conhecimento do direito processual brasileiro. Também foi lembrada sua marcante atuação à frente da Amatra6.

“Só posso resumir este momento em duas palavras: agradecimento e gratidão por ter tido a oportunidade de ter convivido com todos vocês magistrados e servidores do nosso Tribunal”, afirmou o homenageado. Emocionado, ele falou de sua trajetória, também mencionando o início na advocacia. Fazendo um breve balanço, relembrou seu ingresso na 2ª instância em 2019; sua atuação inicial na 1ª Turma, à época presidida pela saudosa desembargadora Maria do Socorro Emerenciano; homenageou o profissionalismo e a dedicação de todos/as servidores/as.

Ele também fez homenagens póstumas aos colegas Maria do Socorro Emerenciano, Pedro Paulo Nóbrega, Luciano Alexo e Hélio Galvão. Defendeu e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, chefiado pelo servidor Ricardo Hermes. Relembrou e reverenciou o excelente trabalho iniciado pela desembargadora Eneida Melo, “uma incansável defensora da preservação da memória da Justiça do Trabalho”. Homenageou a esposa, companheira de viagens e de toda a vida Simone. E finalizou, agradecendo todas as palavras de carinho proferidas pelos/as colegas naquela sessão.

Aposentadoria – A aposentadoria da técnica judiciária Ana Elizabeth Japiá também rendeu acaloradas homenagens de colegas servidores/as e de magistrados/as que fizeram questão de proferir palavras elogiando sua atuação nas Varas e, nos últimos 12 anos, na área pedagógica da Escola Judicial. “Externo o agradecimento do TRT-6 a Ana Japiá, uma servidora especial, que marcou a história recente de nosso Tribunal”, declarou a diretora da Ejud-6, desembargadora Nise Pedroso. A magistrada afirmou que, mesmo estando em gozo de férias, fez questão de participar da sessão para poder homenageá-la. “Ana Elizabeth é uma figura cativante, acolhedora e entusiasta, marcando sua presença em todos os lugares onde trabalhou”, afiançou a dirigente.

Japiá também recebeu palavras elogiosas dos/as desembargadores/as Ivan Valença, Valdir Carvalho, Ana Claúdia Petrucelli e Eduardo Pugliesi. Também fizeram uso da palavra o juiz convocado Aurélio da Silva e a juíza convocada Ana Cristina Silva. “Além da competência e da dedicação, o viés artístico de servidores como Eugenio Jeronimo e Ana Japiá, colocados à disposição do TRT-6, são exemplos de verdadeiros servidores de espírito público, fato que os tornam insubistituíveis”, reforçou o desembargador Eduardo Pugliesi.

Na plateia, a juíza coordenadora-geral da Ejud-6, Wiviane Souza, e demais colegas da Escola e de outras unidades, participaram da homenagem. Coube à servidora Fabíola Soledade representar toda a equipe da Escola. “Temos uma piada interna: todo o trabalho que Ana toca, de tanto esmero e dedicação, vira ouro. Por isso os colegas fizeram questão de homenageá-la com a entrega desse buquê de flores amarelas, que faz uma analogia à cor dourada”, brincou.

Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social – A desembargadora Nise Pedroso registrou sua alegria com a entrega, no dia 3 de dezembro, do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social. O vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-6 “Desembolando a Língua da Justiça” ficou em 1º lugar na categoria produto audiovisual. Pelo feito inédito, a magistrada parabenizou toda a equipe da CCS.

Antes de encerrar a sessão, o presidente propôs um voto de pesar pelo falecimento do senhor Hervilly Ferreira da Costa, irmão do juiz do trabalho Hantony Costa. Também foi aprovado voto de louvor à presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, pelo artigo “Justiça do Trabalho e estabilidade social”, publicado nesta segunda-feira (15/12), no Jornal do Commercio.

----------

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Maria Eduarda Vaz