Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Com foco na Inteligência Artificial, Ejud-6 (PE) inicia 16ª Jornada

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realiza, esta semana (12/1 a 16/1), mais uma Jornada Institucional – formação técnico-científica semestral voltada a magistradas e magistrados da Corte. A capacitação, em sua 16ª edição, acontece no auditório Desembargadora Maria do Socorro Emerenciano, sede da EJud-6, trazendo como eixo central a Inteligência Artificial.


Autoridades destacam relevância da temática Inteligência Artificial

Abrindo o evento, na manhã desta segunda-feira (13/1), o vice-presidente do TRT-6, desembargador Eduardo Pugliesi, deu as boas-vindas, comentando que esta edição traz assuntos modernos, além de ótimos palestrantes, permitindo uma valiosa troca de experiência. E fazendo uso da palavra, o vice-diretor da Escola, desembargador Ivan Valença, elogiou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretora da Ejud-6, desembargadora Nise Pedroso, e pela coordenadora da unidade, juíza Wiviane Souza, acrescentando que esta Jornada privilegia juízes palestrantes da casa.


Juíza Ana Paula explica impacto da Sociedade Hiperconectada

Neste primeiro dia, a oficina “Provas Digitais com foco na análise de dados de Geolocalização” foi conduzida pela juíza do TRT-15 (Campinas/SP) Ana Paula Campos, abordando tópicos como fundamentações legais acerca de provas digitais, meios de obtenção de metadados e princípios relacionados à sociedade hiperconectada. A magistrada, que também é professora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), destacou que é preciso conhecer os principais conceitos da informática que permeiam a área jurídica, para que a juíza e juiz entendam e usem ferramentas e elementos que facilitem suas decisões.      


Oficina: dinâmica envolve participantes nos principais conceitos de tecnologia 

Os outros dias da Jornada trarão as oficinas “Inteligência Artificial Galileu/PangeaGab”, com os juízes do TRT-6 Agenor Martins e Rodrigo Samico; “Proteção de Dados na Justiça do Trabalho”, com o juiz do TRT-6 Leandro Fernandez; e “Utilizando IA para adequar minutas a precedentes obrigatórios do TST”, com o juiz do TRT-16 (MA) Matheus Bione. Além disso, acontecem as palestras “Tecnologia, Trabalho e Regulação: contradições e perspectivas”, com o juiz do TRT-6 Hugo Melo, e “Excelência Judiciária: quando a segurança psicológica potencializa as forças de caráter”, com a pesquisadora em Comportamento Humano Patrícia Marinho e com a advogada Marina Marinho. 

A mesa de honra, na abertura do evento, foi composta pelo vice-presidente do TRT-6, desembargador Eduardo Pugliesi; pelo vice-diretor da EJud-6, desembargador Ivan Valença; pela coordenadora da Escola, juíza Wiviane Souza; pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Chagas; e pelo presidente da AmatraVI, juiz Raphael Val Nogueira. Também marcaram presença no evento as desembargadoras Ana Cláudia Petruccelli de Lima e Solange Moura de Andrade e os desembargadores Valdir Carvalho e Sergio Torres Teixeira.

Veja mais fotos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Fotos: Juan Rodrigues