Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial do TRT-6 inicia ano letivo com Aula Magna

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud-6) realizou, na tarde do dia 23 de janeiro, no auditório da instituição, a Aula Magna que marcou a abertura do ano letivo de 2026. O evento contou com a palestra da médica e escritora Ana Cláudia Quintana, que abordou o tema “Saúde Mental: Longevidade e Humanização no sistema da Justiça do Trabalho”.

A mesa de abertura foi composta pelo desembargador presidente do TRT-6, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura; pelo desembargador vice-diretor da Ejud-6, Ivan de Souza Valença Alves; pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Gustavo Luís Teixeira das Chagas; pelo juiz representante da Amatra6, Pedro Henrique Barreto Menezes; e pela advogada presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP-PE), Alexandra Vilela.

Confira fotos do evento

Discursaram o presidente do TRT-6, Ruy Salathiel, seguido do vice-diretor da Ejud-6, Ivan Valença. Ambos deram as boas-vindas aos presentes, destacando a importância da Aula Magna como momento de reflexão e renovação institucional. Ambos mencionaram as presenças, na plateia, das desembargadoras aposentadas Eneida Melo e Virgínia Canavarro. A aula magna também foi prestigiada pela diretora da Ejud-6, desembargadora Nise Pedroso; pelas desembargadoras Carmem Vieira e Solange Moura; pela coordenadora-geral da Ejud-6, juíza Wiviane Souza; além de magistradas/os, servidoras/es e público externo que lotaram o auditório. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal da Ejud-6 no YouTube.

Após o encerramento da mesa de abertura, foi apresentado o currículo da palestrante Ana Cláudia Quintana, médica, escritora e palestrante reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho pioneiro em cuidados paliativos, envelhecimento, finitude e abordagem humanizada da morte e do luto.

Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Cláudia Quintana possui residência médica em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). É pós-graduada em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium, pela Universidade de El Salvador, na Argentina, e pela Universidade de Oxford. Atua em cuidados paliativos desde 1998 e é sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, criada em 2007. É autora de livros como A morte é um dia que vale a pena viverHistórias lindas de morrer, Pra toda a vida valer a pena viver, Linhas Pares Mundo Dentro.

Em sua exposição, Ana Cláudia Quintana abordou temas como a finitude, a ansiedade no mundo moderno, os traumas surgidos ao longo da existência e a relação com a psique humana, além do gerenciamento das emoções. A palestrante destacou a importância de encarar os problemas de forma consciente, lidando diretamente com sentimentos que causam sofrimento, bem como a necessidade de treinamento emocional contínuo. Entre as ferramentas sugeridas, ressaltou a meditação, ainda que por breves períodos diários, como aliada no cuidado com a saúde mental.

“Precisamos construir merecimento nessa luta pela longevidade”, afirmou a médica, enfatizando que o processo de envelhecer com qualidade está diretamente ligado à forma como se vive e se cuida da saúde emocional. Para ela, humanizar significa “parar de ver as pessoas como objetos” e aprender a reconstruir-se, recomeçando sempre que necessário.

Ao final, Ana Cláudia Quintana deixou uma mensagem inspiradora ao público: “Que neste ano, cada profissional da Escola Judicial seja verdadeira inspiração. Que todos e todas se apreciem, se cuidem e vivenciem a experiência correta, firme, íntegra e verdadeiramente humana”, concluiu, sob aplausos dos/as presentes.

A abertura do ano letivo de 2026 está consolidada no calendário acadêmico da Escola Judicial do TRT-6 e representa um importante momento de mobilização institucional, atualização de conhecimentos e estímulo à reflexão sobre temas contemporâneos relevantes para magistradas/os, servidoras/es e demais operadoras/es do Direito do Trabalho.

-------

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto : Gutemberg Soares / Foto: Juan Rodrigues