Selo 85 anos TRT6 em 2026
Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2025
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 conclui mais uma turma do curso básico de Libras

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região concluiu mais uma turma capacitada em Língua Brasileira de Sinais. A aula de encerramento do curso Libras Básico I ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/6), na sala de treinamento da Escola Judicial do TRT-6, no bairro do Espinheiro, Recife. A iniciativa foi promovida pela Ejud-6 e pela Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão.

foto de sala de aula; alunos sentados; professores em pé fazendo sinais

Com carga de 20 horas-aula, a capacitação aconteceu em cinco encontros, realizados nos dias 1º, 5, 11, 18 e 29 de junho, sendo conduzida pela instrutora Sylvia Macedo e pelo instrutor José Barbosa, servidora e servidor do Regional. O objetivo foi ampliar a capacidade de comunicação inclusiva das/os participantes, contribuindo para o atendimento mais acessível e humanizado de pessoas surdas.

foto aluna em pé na frente da sala fazendo sinais

Durante o curso, as/os participantes tiveram contato com aspectos fundamentais da Libras, incluindo cultura surda, datilologia (alfabeto manual), números, saudações, vocabulário cotidiano e sinais relacionados a termos jurídicos frequentemente utilizados. A turma foi composta por 16 alunas/os, lotadas/os em diversas unidades jurídicas e administrativas do TRT-6.

foto de toda a turma, quatorze pessoas, posando

A conclusão do curso evidencia o compromisso institucional do TRT-6 com a acessibilidade comunicacional, a inclusão e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa também destaca ações alinhadas aos indicadores do Conselho Nacional de Justiça relacionados à acessibilidade e à capacitação do quadro funcional nessa temática. 

Veja mais fotos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/foto: Fábio Nunes