Selo 85 anos TRT6 em 2026
Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2025
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 concede medalha institucional ao advogado-geral da União

foto dois homens em pé segurando certificado e medalha em salão nobre

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região concedeu a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira - Mérito Judiciário ao advogado-geral da União, Jorge Messias. Ele recebeu a comenda das mãos do desembargador do TRT-6 Sergio Torres, durante a cerimônia de comemoração pelos 199 anos da Faculdade de Direito do Recife, nessa terça-feira (11/8), no prédio da instituição de ensino.

Em sessão solene conjunta, Messias ainda foi agraciado com outras medalhas institucionais. Concederam insígnias a Universidade Federal de Pernambuco, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Tribunal de Contas do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Instituto dos Advogados de Pernambuco e a Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Participaram da cerimônia o reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes; o diretor da FDR, Torquato Castro Júnior; e o presidente TRF5, desembargador Francisco Roberto Machado. Também prestigiaram o evento o presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos da Costa Pinto Neves Filho; a presidente da OAB-PE, advogada Ingrid Zanella Andrade Campos; a presidente do IAP, advogada Erika Ferraz.

Jorge Messias
Natural do Recife, Jorge Rodrigo Araújo Messias é advogado-geral da União desde 2023. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), é mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação e consultor jurídico nos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de procurador do Banco Central e do BNDES.

Medalha Cons. João Alfredo Corrêa de Oliveira
A comenda, na categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Mais alta condecoração do TRT-6, a medalha foi instituída em 1988, pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à honraria, foi conselheiro de Estado no Brasil Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea. 

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / foto: Juliana Galvão (TRF5)