Selo 85 anos TRT6 em 2026
Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2025
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária realizada na 2ª Vara do Trabalho e no Cejusc de Jaboatão dos Guararapes

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e demais integrantes da equipe, realizou, no dia 1º/9, correição ordinária presencial na 2ª Vara do Trabalho e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Jaboatão dos Guararapes.

Além das demais servidoras e servidores lotadas/os nas unidades, participaram da correição a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes e coordenadora do Cejusc-Jaboatão, Mayard de França Saboya Albuquerque, o juiz substituto da 2ª Vara de Jaboatão, Pedro Henrique Barreto Menezes, a diretora de secretaria da VT, Ana Karlla Clementino Bezerra de Assis, a juíza supervisora do Cejusc, Germana Camarotti Tavares, e o chefe de divisão do Centro, Diogo Pinheiro Jucá. 

Destacou-se que a 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes apresenta todos prazos processuais abaixo das médias nacional, da Região Metropolitana e do TRT-6, sobressaindo-se os seguintes:

  • 28 dias a partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência; 

  • 9 dias a partir da conclusão até a prolação da sentença;

  • 60 dias do início ao encerramento da etapa de  liquidação;

  • 197 dias do início ao encerramento da etapa de execução e 

  • 703 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo. 

Consignou-se, também, que a unidade judiciária atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2025. 

Constatou-se, ademais, uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe, não sendo identificados processos sem movimentação e sem documento interno há mais de 60 dias, nem alvarás pendentes e/ou já expedidos com inobservância ao prazo limite de 10 (dez) dias corridos 

Em relação ao Cejusc, destacou-se que, no período compreendido entre maio de 2025 a agosto de 2026, a unidade realizou 9.656 audiências, conciliando 4.125 processos no valor de R$ 83.442.391,27 até o dia 14/8, de modo que a média do índice de conciliação no período, mês a mês, foi de 45,38%. 

O corregedor iniciou a reunião explicando que o novo formato foca na eficiência e no uso de dados. Reforçou, ainda, o sucesso e a prioridade do Projeto Garimpo. Externou, por fim, sua preocupação com as instalações das Varas da Capital. 

A Secretária da Corregedoria ressaltou que o novo formato incentiva a cooperação ao apresentar conceitos essenciais e engajar os servidores com indicadores e ferramentas antes desconhecidas. 

A chefe da Divisão Correição e Inspeção, Ircia Santos Bezerra, demonstrou o impacto da taxa de congestionamento nas Metas 1 e 5 do CNJ e a importância do acompanhamento dos paineis processuais, incentivando o uso do novo espaço de "Boas Práticas" na intranet do TRT-6.

Passada a palavra, a diretora de secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão enfatizou os bons resultados e a colaboração da equipe, além da celeridade dos juízes, mas apontou a falta de magistrados para substituir a juíza titular durante a convocação desta ao segundo grau. A secretária da Corregedoria reconheceu tratar-se de um problema geral do Tribunal, mas ressaltou o esforço do setor para minimizar os efeitos nas varas.

Em seguida, o juiz substituto da VT elogiou o trabalho da equipe, que atua com excelência apesar da carência de pessoal, e agradeceu aos servidores, pedindo o registro de elogios em seus assentamentos funcionais. Também enalteceu a importância do novo formato das reuniões de correição para o refinamento dos dados.

A juíza titular da Vara, por sua vez, agradeceu à equipe pela dedicação, afirmando que, mesmo convocada ao segundo grau, continua acompanhando a Vara, que segue entregando ótimos resultados. Elogiou especialmente os servidores Hélder Vinicius dos Anjos Ribeiro e Marcelo José da Paz, do Projeto Garimpo, pelo auxílio prestado à unidade. 

Encerrados os trabalhos, o desembargador Paulo Alcântara agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas/os servidoras/es das unidades.

-------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos (cortesias): Corregedoria Regional