Publicada em 08/01/2018 às 14h16 (atualizada há 10/02/2023 - 10:50)
Paulo Alcantara é pernambucano do Recife. Concluiu, em 1986, o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde também fez pós-graduação em Direito com especialização em Direito do Trabalho (1992). Pós-graduado em Educação (UFRPE) com especialização em Formação Docente e Prática Pedagógica e mestre (UFPE) em Educação na mesma linha de pesquisa da pós-graduação. Nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) em março de 2014, atualmente preside a 2ª Turma do Regional e coordena a Comissão de Segurança Permanente.
Ingressou na magistratura em 1988. Como juiz, exerceu a titularidade das varas de Penedo-AL, Salgueiro, Barreiros, Belo Jardim, 2ª de Jaboatão dos Guararapes, 11ª do Recife e Limoeiro. Publica frequentemente trabalhos acadêmicos,foi agraciado com o Prêmio Juiz Francisco Solano Magalhães (2ª Colocação) da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmatra VI).
Lecionou na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), no Bureau Jurídico - Complexo Educacional de Ensino e Pesquisa e na Faculdade Maurício de Nassau. Também ministrou aulas em pós-graduação, como professor convidado, em centros de educação de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Como docente e juiz-cidadão, tem ministrado palestras em escolas públicas no interior de Pernambuco, sempre voltadas aos adolescentes do Ensino Médio, com ênfase em métodos de estudo, qualificação profissional, empregabilidade e noções básicas de direito e cidadania. Já esteve à frente do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em Pernambuco.
Criou um perfil no instagram (@sofista_cinico) para dialogar com o público jovem, sobre temas relacionados a Juventude, a Educação e ao Trabalho. O espaço tem o objetivo de estabelecer um diálogo com os jovens, apresentando temas relevantes que obedecem a três princípios: o conhecimento, o transcendental e o direito.