Formato dos arquivos do Portal

    Por determinação da lei 12.527 de 18 de 2011 sobre o acesso a informação os arquivos desse portal são disponibilizados em formatos abertos e não proprietários.  Nesse contexto, são utilizados os seguintes formatos preferencialmente:

    1. ODT, ODS ou ODG - Padrões abertos de documentos texto, planilhas e imagens respectivamente. Página com mais informações sobre esses padrões abertos. Para abrí-los e ler seu conteúdo, utilize:
    2. TXT - Arquivo padrão de texto básico sem formatação que pode ser aberto na maioria dos editores de texto do mercado. Para abri-los e ler seu conteúdo utilize o LibreOffice Writer que é gratuito.
    3. CSV - Os arquivos CSV (do inglês "Character-separated values" ou "valores separados por um delimitador") servem para armazenar dados tabulares (números e texto) em texto simples. Para abri-los e ler seu conteúdo utilize o LibreOffice  Calc que é gratuito.
    4. HTML ou HTM - Padrão de páginas que podem ser abertos por qualquer navegador. Como ferramenta aberta e gratuita utilize o Firefox para abri-los e ler seu conteúdo.

    ATENÇÂO: Se ao clicar diretamente no arquivo que esta em algum formato ODF (odt, ods, odg, etc) e for informado que o mesmo está com problemas (Corrompido, etc), pode ser que o sistema esteja tentando ler o documento com outro programa tal como o Office da Microsoft. Por isso indicamos fazer a abertura do arquivo através do processo abaixo utilizando o LibreOffice: