Publicada em 25/10/2018 às 16h11 (atualizada há 29/08/2019 - 13:34)
Por determinação da lei 12.527 de 18 de 2011 sobre o acesso a informação os arquivos desse portal são disponibilizados em formatos abertos e não proprietários. Nesse contexto, são utilizados os seguintes formatos preferencialmente:
- ODT, ODS ou ODG - Padrões abertos de documentos texto, planilhas e imagens respectivamente. Página com mais informações sobre esses padrões abertos. Para abrí-los e ler seu conteúdo, utilize:
- LibreOffice (Writer, Calc e Draw) que é gratuito. Faça a instalação, caso não esteja instalado. Passo a Passo para abrir arquivos do LIbreOffice no seu computador.
- GoogleDocs que é gratuito também. Você precisa ter uma conta do Google para acessar o GoogleDocs é só carregar o documento (.odt, .ods, .odp) e ler as informações.
- Alternativamente pode-se utilizar um conversor de arquivos online para converter o arquivo para um formato proprietário de sua preferência:
- Zamzar (permite também converter ODG para PDF). Passo a passo para converter arquivos no Zamzar.
- Conversor
- TXT - Arquivo padrão de texto básico sem formatação que pode ser aberto na maioria dos editores de texto do mercado. Para abri-los e ler seu conteúdo utilize o LibreOffice Writer que é gratuito.
- CSV - Os arquivos CSV (do inglês "Character-separated values" ou "valores separados por um delimitador") servem para armazenar dados tabulares (números e texto) em texto simples. Para abri-los e ler seu conteúdo utilize o LibreOffice Calc que é gratuito.
- HTML ou HTM - Padrão de páginas que podem ser abertos por qualquer navegador. Como ferramenta aberta e gratuita utilize o Firefox para abri-los e ler seu conteúdo.
ATENÇÂO: Se ao clicar diretamente no arquivo que esta em algum formato ODF (odt, ods, odg, etc) e for informado que o mesmo está com problemas (Corrompido, etc), pode ser que o sistema esteja tentando ler o documento com outro programa tal como o Office da Microsoft. Por isso indicamos fazer a abertura do arquivo através do processo abaixo utilizando o LibreOffice: