Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 realiza dois eventos durante a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação 2025

Durante a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou uma palestra para todas e todos na tarde da quinta-feira (8/5) e uma roda de conversas para terceirizadas e terceirizados na manhã da sexta-feira (9/5), ambas na Sala de Sessões do Pleno.

Álbum de fotos

A mesa de honra, que abriu os eventos na quinta-feira, foi formada pelo presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel, e pela integrante do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação no primeiro e segundo graus de jurisdição, desembargadora Carmen Lúcia Vieira do Nascimento. Também estiveram presentes no primeiro dia de encontros a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Ana Carolina Lima Vieira; e a secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Ingrid Silva. Logo em seguida se apresentou o Coral de Vozes do TRT-PE, formado por servidoras do Tribunal.

Em seguida a palestra "Diálogos de Respeito: Combate ao Assédio Sexual e Promoção da Linguagem Não Violenta" contou com a participação da bacharela em Direito Luanna Kleyde B. M. de Oliveira Melo, que falou sobre “Comunicação Não Violenta no Combate ao Assédio”, e do professor Hugo Monteiro Filho, que palestrou sobre “O trabalho que adoece: o assédio sexual e suas consequências na saúde mental do trabalhador e da trabalhadora”.

A roda de conversa da sexta-feira, encerrando a semana, foi direcionada para escutar e trocar experiências com as terceirizadas e os terceirizados do TRT-6, escutando o pessoal e passando informações essenciais de como elas e eles devem proceder caso sofram ou tomem conhecimento de situações de assédio e/ou discriminação, seja no trabalho ou mesmo em suas vidas privadas. O diálogo aberto e vias de comunicação claras, bem definidas sobre como denunciar,  são fundamentais no combate aos casos de violência, assédio e discriminação.
 

TRT-6 no combate a todas as formas de assédio - O Regional tem o compromisso de promover um ambiente de trabalho sadio. Para isso, adota práticas para prevenir e enfrentar casos de violência, assédio e discriminação. As ações, coordenadas pelo Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação no primeiro e segundo graus de jurisdição, envolvem também a Escola Judicial do TRT-6 e o Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina. Qualquer magistrado/a, servidor/a, estagiário/a, aprendiz ou terceirizado/a que atue no Tribunal está resguardado/a pela Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência, do Assédio e de Todas as Formas de Discriminação. Mais informações aqui.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, Instituída pela Resolução CNJ n. 450/2022, é realizada sempre em maio e inserida em agenda permanente dos tribunais. No período, os tribunais de todo o país realizam iniciativas diversificadas, como rodas de conversa, treinamentos e  produção de conteúdos, entre outras, para sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual, e à discriminação no ambiente de trabalho.
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Juan Rodrigues e Jéssica Marques