Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

2ª VT de Ipojuca cumpre três Metas do CNJ


Equipe da 2ª Vara do Trabalho de Ipojuca

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, e a equipe correcional estiveram na 2ª Vara do Trabalho (VT) de Ipojuca, em 8 de outubro, onde constataram o cumprimento das Metas 2, 5 e 6 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por uma diferença de pouco mais de 50 ações, a unidade não superou também a Meta 1, que determina o julgamento de maior quantidade de processos de conhecimento do que os distribuídos. No ano passado, 1.379 novas ações foram ajuizadas enquanto 1.323 solucionadas, obtendo-se um percentual de desempenho de 95,9%.
 
Diante da substancial movimentação de ações na 2ª VT de Ipojuca, o desembargador corregedor Ivan Valença destaca o êxito da unidade quantos às determinações do CNJ. Em 2014, pelo menos, 90 e 80% dos processos distribuídos em 2011 e 2012, respectivamente, foram identificados e julgados (Meta 2); a taxa de congestionamento na fase de cumprimento de sentença de execução foi reduzida (Meta 5); e todas as ações coletivas distribuídas até o dezembro de 2011 foram identificadas e julgadas (Meta 6).
 
Para otimizar as rotinas de Secretaria e garantir melhor atendimento aos jurisdicionados, a 2ª de Ipojuca adota práticas elogiadas pelo corregedor do TRT-PE. Nos processos nos quais o reclamante, seu patrono ou a reclamada não comparecem para receber o crédito, a unidade realiza pesquisa, via sistema Bacenjud, acerca de contas titulares das partes. Caso haja êxito na consulta, procede-se à transferência para a conta identificada.
 
A Secretaria da 2ª VT de Ipojuca também analisa a pauta de audiências corriqueiramente, com uma antecedência mínima de 15 dias. Assim, reduz-se o número de audiências adiadas por falta de cumprimento de determinações, a exemplo de notificações e expedição de ofícios. Toda atividade correcional estabelecida pelo Edital de Correição 10/2015 foi acompanhada pela juíza titular Juliana Lyra Barbosa e pelo juiz substituto Pedro Léo Bagetzi Filho.
 
Notícia relacionada
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos
Foto: Equipe de correição