Publicada em 11/07/2024 às 16h07 (atualizada há 11/07/2024 - 17:44)
Natural de Joaquim Nabuco, cidade da Mata Sul pernambucana, Eurico Barcelos dos Santos ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região em 1987, assumindo o cargo de técnico judiciário. Aprovado em 6º lugar no concurso, iniciou suas atividades na VT de Nazaré da Mata. Em pouco tempo, conseguiu remoção para a Vara de Palmares. “Na nova lotação, estaria mais perto da minha cidade natal”, justificou.
Continuou no local por mais de três décadas. “Um dos momentos mais difíceis foi a grande enchente que destruiu praticamente tudo no fórum”, relembrou com tristeza. Em 2010, a partir de 18 de junho, Palmares passou três dias debaixo d'água. A tragédia não poupou as instalações da VT local, destruindo praticamente todo o acervo de processos.
Durante sua trajetória no Tribunal, Eurico Barcelos sempre trabalhou com processos físicos, atuando em setores diversos, como balcão (atendimento), notificação e cálculos. “Na transição para o processo eletrônico, continuei trabalhando com o acervo físico, fazendo digitalização e arquivamentos”, explicou. No período da pandemia, estava lotado na Vara de Catende. “Foi outro momento desafiador para todos, mas que trouxe muitos aprendizados”, refletiu.
Nova motivação - Com a transferência para a 1ª VT de Caruaru, há cerca de três anos, ainda continuava trabalhando com acervo físico. “Estava desestimulado e decidi que era hora da aposentadoria”. No entanto, a implantação do projeto Secretarias Conjuntas no fórum da cidade, a partir de setembro de 2023, trouxe um novo ânimo para Eurico, representando uma virada inesperada.
Aposentadoria adiada, Eurico, hoje com 69 anos, atua na diretoria de Execução da Secretaria Conjunta. É responsável por convênios, pesquisando o patrimônio da parte executada, de forma a garantir a efetividade das sentenças.
Sistemas e bancos de dados como Renajud, Sisbajud, Serasajud, CNIB, SNIPER e IR passaram a fazer parte de sua nova e desafiadora rotina. “Pela primeira vez, passei a enxergar um resultado prático no trabalho que realizava. Ajudando os trabalhadores, sinto-me recompensado”, comemorou Eurico Barros.
Em visita à Secretaria Conjunta de Caruaru, na terça-feira (9/7), o presidente do TRT- (BA), desembargador Jérferson Muricy (paletó azul), escuta comovido o depoimento do servidor Eurico Barros
Notícia relacionada:
Representantes do TRT-5 e do TRT-15 visitam Secretaria Conjunta em Caruaru
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Roberta Mariz