Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidor adia aposentadoria para continuar na Secretaria Conjunta de Caruaru

Natural de Joaquim Nabuco, cidade da Mata Sul pernambucana, Eurico Barcelos dos Santos ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região em 1987, assumindo o cargo de técnico judiciário. Aprovado em 6º lugar no concurso, iniciou suas atividades na VT de Nazaré da Mata. Em pouco tempo, conseguiu remoção para a Vara de Palmares. “Na nova lotação, estaria mais perto da minha cidade natal”, justificou.

Continuou no local por mais de três décadas. “Um dos momentos mais difíceis foi a grande enchente que destruiu praticamente tudo no fórum”, relembrou com tristeza. Em 2010, a partir de 18 de junho, Palmares passou três dias debaixo d'água. A tragédia não poupou as instalações da VT local, destruindo praticamente todo o acervo de processos.

Durante sua trajetória no Tribunal, Eurico Barcelos sempre trabalhou com processos físicos, atuando em setores diversos, como balcão (atendimento), notificação e cálculos. “Na transição para o processo eletrônico, continuei trabalhando com o acervo físico, fazendo digitalização e arquivamentos”, explicou. No período da pandemia,  estava lotado na Vara de Catende. “Foi outro momento desafiador para todos, mas que trouxe muitos aprendizados”, refletiu.

Nova motivação -  Com a transferência para a 1ª VT de Caruaru, há cerca de três anos, ainda continuava trabalhando com acervo físico. “Estava desestimulado e decidi que era hora da aposentadoria”. No entanto, a implantação do projeto Secretarias Conjuntas no fórum da cidade, a partir de setembro de 2023, trouxe um novo ânimo para Eurico, representando uma virada inesperada.

Aposentadoria adiada, Eurico, hoje com 69 anos, atua na diretoria de Execução da Secretaria Conjunta. É responsável por convênios, pesquisando o patrimônio da parte executada, de forma a garantir a efetividade das sentenças.

Sistemas e bancos de dados como Renajud, Sisbajud, Serasajud, CNIB, SNIPER e IR passaram a fazer parte de sua nova e desafiadora rotina. “Pela primeira vez, passei a enxergar um resultado prático no trabalho que realizava. Ajudando os trabalhadores, sinto-me recompensado”, comemorou Eurico Barros.

Em visita à Secretaria Conjunta de Caruaru, na terça-feira (9/7), o presidente do TRT- (BA), desembargador Jérferson Muricy (paletó azul), escuta comovido o depoimento do servidor Eurico Barros

Notícia relacionada:

Representantes do TRT-5 e do TRT-15 visitam Secretaria Conjunta em Caruaru

-----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Roberta Mariz