Publicada em 24/03/2014 às 10h10
foto Elysangela Freitas
Ministra Kátia Arruda em palestra sobre Trabalho Decente
Na tarde do sábado (22), aconteceu o encerramento do XXIII Encontro Regional da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AmatraVI) e V Congresso da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho (ALJT), com a palestra da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Magalhães Arruda.
Na conferência de encerramento, a ministra falou sobre o tema Trabalho Decente Segundo as Normas do Direito Nacional e Internacional do Trabalho. Ela abordou, durante sua explanação, tópicos como trabalho escravo, desemprego, trabalho informal, terceirização, trabalho infantil e acidentes do trabalho. “O mundo está em transformação, em evolução. Mas ainda existe muita miséria, terrorismo, violência e exclusão social. Precisamos reconstruir os direitos humanos, principalmente, através da distribuição equilibrada dos bens”, explicou a ministra.
O evento, realizado pela AmatraVI em parceria com a Escola Judicial (EJTRT6), entre os dias 19 e 23 de março, em Porto de Galinhas, Ipojuca/PE, reuniu magistrados do Trabalho da América Latina para discutir a legislação trabalhista na região, enfocando a importância das normas internacionais do trabalho para os ordenamentos jurídicos nacionais, com vistas a consolidação da dignidade humana do trabalhador.
Na programação do encontro, foram realizadas conferências sobre a Conjuntura latino-americana, o Papel do Juiz do Trabalho e Vigência do Princípio Protetor no Mundo em Transformação, além dos painéis sobre Fraude Laboral, Terceirização, Controle de Convencionalidade e Crise do Capitalismo.
O congresso contou com a presença do presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, do presidente da AmatraVI, juiz André Luiz Machado, do coordenador da EJTRT6, juiz Agenor Martins Pereira e do presidente da ALJT, Roberto Carlos Pompa.
Matéria relacionada: