Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PJE: CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 100%

 
Juiz substituto Leonardo Burgos e presidente, desembargador Ivanildo Andrade
 
Salgueiro – Com a inauguração do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, ocorrida nesta quarta-feira (04), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) entrega a 66ª Vara com a nova plataforma processual. A instalação do PJe em 100% das varas acontece amanhã (05) quando o novo modelo for inaugurado na Vara de Serra Talhada. 
 
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, ao realizar a inauguração destacou o empenho da equipe de informática do Regional, que tem permitido a implantação do PJe de forma segura, tranquila, sem sobressaltos. Lembrou o presidente, o tempo nem tão distante assim, quando datilografava as sentenças, com as limitações que a máquina de escrever apresentava, a passagem para o computador e o grande passo que se dá agora com a implantação da nova plataforma processual. O desembargador Ivanildo Andrade conclamou todos os servidores e magistrados para aproveitarem as vantagens do PJe, tornando efetiva a defesa dos direitos do cidadão de maneira eficiente e célere, dever constitucionalmente exigido do Judiciário. 
 
Juiz substituto Leonardo Burgos
 
Para o juiz substituto Leonardo Burgos, é preciso que todos os envolvidos com o novo modelo de processo “partam da premissa de que o PJe é uma fase de transição, semelhante à que se viveu quando se passou da máquina de escrever ao computador”. O magistrado recomendou bom senso e paciência na superação de naturais dificuldades que podem ocorrer no início, para que a nova ferramenta imprima uma “diretriz de celeridade”, o que garantirá a “razoável duração do processo”. 
 
Segundo o diretor da Vara, Cícero Tavares, com o PJe a expectativa é reduzir ainda mais o tempo de tramitação dos processos. Todos os 13 servidores da unidade receberam treinamento para atuar com a nova plataforma. Ele e a assistente do juiz, Fabiana Leite, realizaram o treinamento presencialmente no Recife, na Escola Judicial, e atuaram como multiplicadores na formação dos demais integrantes da equipe. 
 
Servidores conferem distribuição do primeiro processo do PJe
 
Quem ajuizou o primeiro processo foi o advogado Cícero Magalhães, com a audiência tendo sido marcada para o dia 14 de agosto de 2014. 
 
Salgueiro, a 512 km do Recife, vem recebendo por ano uma média de 2.300 processos, a maior parte deles ajuizada por trabalhadores da Transposição do São Francisco e da Transnordestina. Aliás, estas duas atividades fizeram o número de ações quadruplicar nos últimos anos. 
 
Compareceram ainda à cerimônia, que teve o apoio da Caixa Econômica Federal, o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir Rolim, o secretário-geral, Ayrton Porto, e o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro. 
 
 
Presidente e juiz no descerramento da placa
 
 
 
Equipe da Vara de Salgueiro