Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

CNJ DESTACA TOTAL IMPLANTAÇÃO DO PJE-JT EM PERNAMBUCO

 
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou, na quarta-feira (25), reportagem na qual destaca o término da instalação do Processo Judicial eletrônico (PJe-JT) em todas as 67 Varas e três Termos do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Após a implantação do PJe na Vara do Trabalho de Serra Talhada, no início de junho, o Regional tornou-se o oitavo Tribunal de Justiça do Trabalho no Brasil a realizar tramitação 100% eletrônica dos processos. 
 
Desde que iniciou a instalação, o TRT-PE superou todas as metas estabelecidas pelo CNJ para implantação do PJe. Em 2012, o Regional atingiu 20% das Varas, quando a meta era de 10%. No ano passado, atingiu quase 85%, quando a meta era de 40%. Em junho deste ano, concluiu a implantação do sistema no Tribunal e, com isso, antecipou a meta de 80% para o ano de 2014.
 
A reportagem de Waleiska Fernandes, da Agência CNJ de Notícias, também aponta as vantagens do uso do sistema. Ela ainda destaca a estratégia de capacitação de servidores e magistrados desenvolvida pela Escola Judicial do TRT-PE (EJTRT6) como referência nacional pela economia financeira, de tempo e pelo custo social. Dois servidores de cada unidade, com maior facilidade em informática, foram treinados e se tornaram monitores da capacitação na plataforma PJe. Através de videoconferência, o Tribunal treinou os demais servidores com aulas semanais.
 
O desembargador André Genn, diretor da Escola e responsável pelo treinamento, explicou os benefícios alcançados através do formato de treinamento implantado em Pernambuco. “Com essa estratégia, nós reduzimos os gastos com passagens e diárias, não prejudicamos o atendimento nas Comarcas porque os juízes e servidores não se ausentavam para vir até a capital, e ainda tivemos o custo social de não precisar retirar servidores e juízes de suas famílias para esse treinamento”, esclareceu o desembargador.
 
 
Matéria relacionada: TRT-PE DÁ ADEUS AO PAPEL
 
Texto: Francisco Shimada com informações da Agência CNJ de Notícias
Foto: Luiz Silveira - Agência CNJ de Notícias