Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO A DISTÂNCIA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL DO CNJ

Começaram ontem (14) e vão até o dia 31/07 as inscrições para o curso de Educação a Distância (EAD) sobre Gestão Documental no Poder Judiciário, nível básico, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da capacitação, que acontece de 08/08 a 08/09, é ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), suas normas, os requisitos necessários à gestão documental e os instrumentos apropriados para o tratamento dos documentos de arquivo do Poder Judiciário.

Importante para a preservação e gestão da memória do Judiciário Nacional, o curso é também “fundamental para o aperfeiçoamento da massa de autos processuais findos”, como explica o secretário-geral adjunto do CNJ, Marivaldo Dantas, complementando que a adoção dos critérios da Recomendação n. 37, tema central da capacitação, vai garantir um equilíbrio entre a manutenção da memória do Judiciário e a eliminação daquilo que não lhe seja essencial. “Esse curso é o primeiro passo na qualificação de servidores dos Tribunais nas competências necessárias à realização eficaz da gestão documental”, destacou.

A formação é aberta a quaisquer interessados, e tem como público alvo servidores das áreas de gestão documental, arquivo e preservação/divulgação do acervo (museus, memoriais, unidades de memória institucional), bem como das unidades judiciais e administrativas responsáveis pelo gerenciamento da documentação entre as unidades de processamento e arquivo.

Iniciativa do Comitê do Proname, realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), o curso – que tem um total de 20 horas-aula e será dividido em quatro módulos, com duração aproximada de cinco horas – traz como novidade a característica autoinstrucional, isto é, dispensa a participação de tutores. Além disso, vai possibilitar a frequência no horário que for conveniente ao aluno, já que será oferecido no modo online. Após a conclusão de cada módulo, o aluno deverá responder questionário sobre as disciplinas abordadas. Para passar à etapa seguinte, deverá obter um rendimento de 70% em cada avaliação, que poderá ser refeita caso não seja atingida a pontuação mínima. Os participantes receberão certificado digital no final do curso.

Serviço:

Curso EAD de Gestão Documental – Básico

Prazo de inscrições: 14 a 31 de julho

Link para inscrição: www.cnj.jus.br/eadcnj

Período do curso: 8 de agosto a 8 de setembro

 

Módulos:

I – Introdução à Gestão Arquivística;

II – Marco Legal de Documentos no Poder Judiciário;

III – Proname;

IV – Gestão Documental Aplicada e Preservação/Divulgação da Memória nos Tribunais. Serão objeto de estudo instrumentos veiculados pelas Recomendações do CNJ n. 37/2011 e n. 46/2013, Resoluções n. 46/2007, n. 91/2009 e n. 185/2013.