Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SERVIDORES E PRESIDENTE DO TRT-PE DEBATEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


Conversa entre des. Ivanildo Andrade (dir.) e servidores ocorreu no Setor de Protocolo

A completa instalação do Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), ocorrida no começo de junho, implicará em mudanças no Setor de Protocolo da instituição. Por conta disso, o presidente do Regional, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, reuniu-se com servidores do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, na segunda-feira (14), para conversar sobre as mudanças que deverão ocorrer nos próximos meses e a necessidade de realização de cursos de atualização.
 
Por conta da tramitação eletrônica dos processos, possibilitada a partir do uso do PJe, o Setor de Protocolo dos fóruns terá a rotina alterada já que é responsável pelo recebimento de documentos e pela distribuição de processos físicos (papel), por exemplo. Diante desse fato, o presidente Ivanildo Andrade fez a visita com o objetivo de reafirmar o compromisso de garantir aos servidores uma melhor adaptação à mudança. 
 
“A Administração do Tribunal formatou cursos de reciclagem para dar aos servidores as ferramentas necessárias de inserção nesse novo modelo de trabalho. Ficou claro, acredito, que todos terão total apoio para superar qualquer dificuldade. Eles queriam essa conversa, e, com satisfação, eu levei essa resposta do Tribunal a essa demanda dos servidores“, declarou o desembargador Ivanildo Andrade. 
 
O chefe de Distribuição do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, Paulo Henrique Régis de Carvalho Barbosa, participou da reunião com o presidente e viu como proveitosa a conversa. Para ele, o apoio da Administração do Regional e a requalificação e a readaptação às novas exigências de trabalho garantirão o bem-estar de todos. “Cabe a cada servidor aproveitar as oportunidades oferecidas e buscar novos caminhos no TRT, de forma mais segura e com o objetivo de contribuir para o bom funcionamento do órgão”, disse Paulo Henrique.
 
Cursos oferecidos – O TRT-PE, em parceria com a Escola Judicial da 6ª Região (EJ-TRT6), já oferece cursos básicos e avançados de formação continuada e atualização nas áreas de língua portuguesa, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e PJe. Novas turmas serão iniciadas a partir do mês de agosto. Na Região Metropolitana do Recife, os cursos serão oferecidos através da modalidade presencial e, no Interior do Estado, possivelmente, por meio da Educação a Distância (EaD). 
 
O uso da plataforma EaD diminui gastos com o pagamento de diárias e deslocamento de pessoal, além de permitir a participação de um maior número de servidores – alunos. A exitosa experiência da capacitação no formato blended (presencial e EaD) no uso do PJe-JT, desenvolvido pela EJ-TRT6, por exemplo, será apresentada no “12º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação/Senac”, no Recife (PE), e no “20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Ciaed)”, em Curitiba (PR), nos meses de setembro e outubro, respectivamente. 
 
Novas instalações – Ainda durante a visita, o desembargador Ivanildo Andrade acompanhou o funcionamento do novo Fórum de Jaboatão dos Guararapes, inaugurado há um mês. O local reúne as cinco Varas do Trabalho da jurisprudência, a área de atuação da Justiça do Trabalho, referente às cidades de Jaboatão e Moreno. 
 
O presidente conversou com servidores, prestadores de serviço, advogados e magistrados, a exemplo do juiz José Luciano Alexo da Silva, sobre a estrutura do local. “Tudo melhorou consideravelmente. Temos agora um espaço quadriplicado, instalações novas e amplas, para melhor atender todos. Estamos muito satisfeitos”, declarou o titular da 5ª VT. O novo Fórum possui área de atendimento ao público, salas de audiência, setor de protocolo, ambientes para oficiais de Justiça e advogados, além de serviço de autoatendimento.
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Stela Maris