Publicada em 07/08/2014 às 10h26
Teve início nesta terça-feira (5), na sede da Escola Judicial, bairro da Encruzilhada, Recife, a capacitação de 29 servidores do Tribunal do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O curso de nível básico, que segue até o final do mês de setembro, é ministrado para a segunda turma do Programa de Desenvolvimento e Formação dos Servidores da Primeira Instância, estabelecido como prioridade da atual gestão para 2014.
Nos dois primeiros dias foi abordado o tema da gestão de mudanças e discutido o papel do servidor diante do novo contexto que Poder Judiciário vem passando. Com o funcionamento do PJe-JT em 100% das unidades, setores como distribuição, malote e cadastramento processual deixarão de existir. O objetivo da capacitação é preparar os servidores para estas mudanças.
A servidora Andréia Marques de Andrade, do Setor de Distribuição do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, considera a iniciativa uma oportunidade profissional. “Este curso abre perspectivas de mudanças e dá mais capacidade de atuar. Antes, quando não estávamos preparados, agíamos pelo espírito. Agora, o espírito do trabalho unido à capacidade nos fortalece”, comenta a Andréia, que já conta mais de 24 anos de serviços prestados ao Tribunal.
A estratégia de trabalhar temas comportamentais nos primeiros dias pretende motivar os servidores para o processo de readaptação diante das novas realidades. Nos próximos dias da capacitação serão ministrados módulos de Português, Informática e Noções de Direito do Trabalho. O Programa de Capacitação contempla ainda um curso de nível intermediário onde serão discutidas questões de maior complexidade.
Texto: Marcos Carvalho
Foto: Stela Maris