Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SERVIDORA DO TRT-PE EXPÕE QUADROS NA ALEMANHA


Psicóloga de formação, a servidora Célia Campello também se dedica às artes

Dividir-se entre processos, telas, tintas, pinceis e inúmeras possibilidades. A servidora Célia Campello, lotada na Diretorial-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), concilia realidades distintas há anos. Sobre o lado artístico, o que era hobby foi reconhecido e a pintora expôs dois quadros na Alemanha, recentemente, entre 15 e 24 de agosto. Ela e mais 19 artistas brasileiros foram selecionados para participar de mostra coletiva que integra o projeto de cooperação entre o Espaço Vitruvio, do Recife, e o Ausstellungsraum Eulengasse – Espaço de Exposição Eulengasse (livre tradução), de Frankfurt.
 
A exposição “11 – Abaixo do Equador” reuniu trabalhos selecionados pelo professor e artista plástico Plínio Santos Filho e retrata as significações do número 11. A servidora pintora Célia Campello optou por mostrar o cotidiano pernambucano. Numa das telas, abordou o mangue recifense e o barco 11; na outra, 11 garotos jogam futebol no meio da rua. “Queria colocar uma coisa bem nossa, e daí, veio o mangue, vegetação que amo tanto. Diversões na rua é outro tema que me atrai muito”, explica. Essa foi a segunda exposição da artista. Há dois anos, ela apresentou algumas pinturas no Fórum Agamemnom Magalhães, sede do TRT-PE, no Recife. Na ocasião, todos os quadros foram vendidos.

"Futebol" (óleo sobre tela): obra foi vendida durante a exposição na Alemanha
 
Célia Campello começou a se dedicar às artes desde criança, por incentivo da mãe Miriam Coelho. Servidora do TRT-PE há 19 anos, ela pensa nas carreiras profissional e artística, áreas distintas, de maneira complementar e que são capazes de ajudá-la na relação com as pessoas, algo fundamental para a boa prestação de serviço público.  “A arte significa para mim uma forma de comunicação com o mundo. Através da pintura, expresso sentimentos e vivências, ao mesmo tempo em que crio um diálogo sem palavras com outras pessoas”, declara Campello, que também produz peças em cerâmica, bolsas bordadas, colchas de retalhos, entre outros trabalhos artesanais.
"Mangue" (óleo sobre tela) foi outra pintura exposta em Frankfurt, na Alemanha
 
Fotografia e teatro – A exemplo da pintora Célia Campello, outros servidores do TRT-PE também se dedicam a atividades culturais. Nas últimas edições do Informativo TRT6, os leitores conheceram as histórias do fotógrafo Gilberto Vieira, servidor lotado na Sessão de Juízes, e do ator Luiz Alberto Aragão, da Vara do Trabalho de Belo Jardim.
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Stela Maris