Publicada em 22/01/2015 às 12h22 (atualizada há 22/01/2015 - 12:23)
Repórter Rafael Tavares e cinegrafista Abimael Mendonça gravam na Caixa D’Água de Olinda
Ontem (22), no segundo dia de filmagens em Pernambuco, a equipe do programa Jornada, da TV Justiça, visitou o Fórum Trabalhista de Olinda, para entrevistar o juiz titular da 3ª vara, Roberto de Freire Bastos. Depois seguiu para o ateliê de Silvio Botelho, conhecido como pai dos bonecos gigantes, na Rua do Amparo. O programa irá traçar um raio-x do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), destacando suas ações, bem como os aspectos naturais e culturais do estado.
Entrevistado para o quadro Direitos e Deveres, o juiz Roberto Bastos respondeu a quatro perguntas feitas por diretores e professores de escolas. O magistrado também falou sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as unidades do TRT-PE: “Sempre fui um entusiasta do PJe, para mim, foi o maior avanço do Judiciário, não só na questão tecnológica, mas no corte de custos, na contribuição para o meio ambiente, nos benefícios para o advogado, que pode acompanhar o processo do escritório, e para saúde de todos que trabalham nas varas”, comentou. O juiz falou sobre as melhoras em sua saúde agora que não precisa carregar tantos processos. Por fim, ressaltou a importância da conciliação para uma Justiça do Trabalho mais célere.
Juiz da 3ª VT de Olinda, Roberto de Freire Bastos, participa do quadro Direitos e Deveres
O artista plástico Silvio Botelho, por sua vez, participou do quadro Meu Trabalho é uma Arte, falando sobre seus 43 anos de carreira produzindo os bonecos gigantes de Olinda e como seu trabalho influenciou outras pessoas. Na ocasião da entrevista, o artista estava produzindo o personagem do carnavalesco Lequinho. O ajudante de Botelho e manipulador de bonecos – pessoa que fica dentro da estrutura, produzindo os movimentos do personagem – Edilson da Luz Júnior também falou sobre suas experiências com a arte.
O artista Silvio Botelho recebeu a produção em seu ateliê
Na sequência, o cinegrafista registrou pontos turísticos da cidade, como o Alto da Sé e a vista panorâmica da caixa d’ água da Compesa. Produzido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o programa Jornada vai ao ar todas as segundas-feiras às 19h30, com reprises às quartas-feiras, 6h30; às quintas-feiras, 10h30, e aos sábados, 17h30. Também está disponível no You Tube, pelo canal www.youtube.com/tst. A edição filmada no TRT-PE será transmitida no dia 09 de fevereiro.
Texto: Helen Falcão
Fotos: Elysangela Freitas