Publicada em 20/03/2015 às 14h51 (atualizada há 20/03/2015 - 15:39)
Núcleo de Conciliação realiza cerca de dez acordos por dia
Dados divulgados pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) mostram que, nos quatro primeiros dias da I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, mais de 900 acordos já foram realizados em 1447 audiências, totalizando cerca de R$ 6 milhões em homologações que serão destinados ao pagamento de dívidas a trabalhadores de diversas categorias. A mobilização teve início na segunda-feira (16) e termina nesta sexta (20).
Mais de quatro mil pessoas já foram atendidas nas audiências que acontecem na sede do Tribunal, nas varas do estado e no Núcleo de Conciliação, que funciona esta semana, na Seção de Hasta Pública, instalada no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo – Edifício Sudene – localizado na Praça Ministro José Gonçalves de Souza, s/n, bairro do Engenho do Meio, no Recife (PE).
Em Pernambuco, o evento é coordenado pela ouvidora substituta do TRT-PE, desembargadora Nise Pedroso, pela desembargadora Socorro Emerenciano e pelo gestor Regional da Execução Trabalhista, juiz Eduardo Câmara, com o apoio de todos os magistrados e servidores do Regional.
Desembargadora Socorro Emerenciano ressalta números da Campanha
A desembargadora Socorro Emerenciano destaca a quantidade de audiências realizadas e o percentual de acordos homologados – que chega a 63% dos casos. “Esse número mostra o trabalho intenso do Tribunal e das varas trabalhistas no empenho pela campanha. Eu notifiquei vários escritórios de advocacia, estimulando-os a indicarem processos com potencial de conciliação e convidei também nossos colegas magistrados e desembargadores a se engajarem no evento”. A magistrada também enfatiza que o papel permanente do Núcleo de Conciliação é importante para criar a cultura do acordo, acelerando a tramitação dos processos e diminuindo as pautas na justiça trabalhista.
Com o objetivo de ampliar o alcance das informações sobre soluções amigáveis, a I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais do Trabalho de todo o Brasil.
Informações: Núcleo de Conciliação do TRT-PE - (81) 3225-3416
Audiências de conciliação
Para conciliar, em qualquer fase processual, as partes envolvidas em uma causa trabalhista têm duas opções. Veja abaixo.
1. As partes envolvidas devem ir até a Vara do Trabalho onde o processo tramita e solicitar ao Juízo a audiência de tentativa de conciliação.
2. Uma das partes deve acessar http://www.trt6.jus.br/portal/quer-conciliar e solicitar o agendamento da audiência.
Matéria relacionada
Semana da Conciliação: 640 acordos e R$ 4,2 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Stela Maris