Publicada em 04/05/2015 às 12h24 (atualizada há 04/05/2015 - 12:28)

Equipe da 7ª Vara do Trabalho do Recife
Única unidade judiciária da capital a realizar audiências unas – concentrando toda produção de prova oral e documental na primeira sessão –, a 7ª Vara do Trabalho (VT) do Recife recebeu o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, nos dias 29 e 30 de abril, em cumprimento ao Edital de Correição 02/2015. A atividade correcional foi acompanhada pelas juízas titular e auxiliar, respectivamente, Carmen Lúcia Vieira do Nascimento e Cássia Barata de Moraes Santos.
Entre as observações feitas pelo desembargador corregedor Ivan Valença, registra-se a boa prática das magistradas em comparecer diariamente à 7ª VT do Recife, atitude benéfica a jurisdicionados, advogados e servidores, que sempre podem contar com a imediata disponibilidade de, pelo menos, uma juíza. Durante a correição, testemunhou-se a realização de acordos pela titular no mesmo instante em que a substituta auxiliar se encontrava presidindo audiências, algo comum na unidade.

Equipe da 7ª Vara do Trabalho do Recife

Equipe da 7ª Vara do Trabalho do Recife
Quatro práticas relatadas pelo Juízo também merecem destaque, segundo o corregedor do TRT-PE: designa-se audiência de instrução ou razões finais, conforme o caso, quando verificada a necessidade de perícia, oitiva de testemunhas em outra comarca, ou qualquer fato impeditivo da realização da audiência única; realiza-se prolação de sentenças líquidas em grande maioria, com o réu intimado a pagar o valor da condenação, no prazo de 48 horas, após o trânsito em julgado, sob pena de constrição de bens, independentemente de expedição e mandado de citação; adota-se despacho de execução sequenciado, abrangendo todos os atos necessários à satisfação do crédito; e mantém-se pauta de conciliação, independentemente das Semanas de Nacionais de Conciliação.
Primeira fase – Após quase dois meses de visitas a unidades do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Catende, Barreiros, Recife, Ribeirão e Igarassu, entre 2 de março e 30 de abril, o desembargador corregedor Ivan Valença observou o cumprimento de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o regular cumprimento das normas procedimentais, elogiando a dedicação de magistrados e servidores. Em cumprimento ao Edital 04/2015, a segunda fase da correição começa nesta terça-feira (5) e vai até 2 de julho. Serão visitados os fóruns trabalhistas de Vitória de Santo Antão, Araripina, Salgueiro, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
Notícia relacionada
2ª VT de Igarassu cumpre integralmente Metas 1 e 5 do CNJ
Notícia relacionada
2ª VT de Igarassu cumpre integralmente Metas 1 e 5 do CNJ
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos Pedrosa
Foto: Equipe de correição