Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

2ª VT do Paulista cumpre metas do CNJ


Equipe da 2ª Vara do Trabalho do Paulista

Cumprimento de metas, atuação célere e estímulo à conciliação. Esses foram alguns pontos observados pelo corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, na 2ª Vara do Trabalho (VT) do Paulista, durante correição ordinária determinada pelo Edital 05/2015 e realizada na quarta-feira (8). A juíza titular Maria Consolata Rêgo Batista e o juiz substituto Gênison Cirilo Cabral acompanharam os trabalhos correcionais.
 
A 2ª VT do Paulista atingiu integralmente a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao julgar quantidade maior de processos de conhecimento (1.676) do que os distribuídos (1.408) em 2014, com 119,03% de ações encerradas. A Vara também reduziu a taxa de congestionamento nas execuções fiscais (Meta 5) e, de acordo com levantamento inicial elaborado pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE, a performance da unidade judiciária merece reconhecimento em relação às metas fixadas para o ano de 2015.
 
Para atender as partes que desejarem encerrar os processos de forma amigável, a Sala de Conciliação fica paralela à Sala de Audiências. Nas ocasiões, os servidores intermedeiam os acordos com auxílio direto do magistrado, e os termos de conciliações possuem força de alvará ou autorização de pagamento diretamente nas contas dos beneficiários.
 
Na unidade, os peritos médicos frequentemente utilizam a Sala de Perícias com o objetivo de acelerar o procedimento para conclusão e entrega do laudo pericial. Tal atitude possibilita, em muitos casos, a solução de mais de uma reclamação trabalhista. Já as certidões de habilitação de crédito (recuperação judicial) são expedidas e, na sequência, arquivadas eletronicamente. Além dessas práticas voltadas à prestação de serviço público com qualidade, a notificação dos advogados, habitualmente presentes na unidade, é feita no próprio balcão da Secretaria, garantindo celeridade ao processo.
 
Com o fim da correição ordinária no Fórum Trabalhista do Paulista, o desembargador corregedor Ivan Valença segue, nesta sexta (10), para Carpina, na Zona da Mata Norte do estado. Até agosto, a equipe correcional cumpre o Edital 05/2015 em visitas às unidades judiciárias instaladas nas seguintes comarcas: Paulista, Carpina, Pesqueira, Belo Jardim, Recife, Palmares, Garanhuns, Nazaré da Mata, Floresta e Serra Talhada.
 
Notícia relacionada
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Maximiliano Furtado Nepomuceno
Foto: Equipe de correição