Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

8ª VT do Recife cumpre Meta 1 do CNJ


Equipe da 8ª Vara do Trabalho do Recife 
 
A 8ª Vara do Trabalho (VT) do Recife cumpriu a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2014, fato constatado pelo corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, em atividade correcional realizada em 22 de julho para o cumprimento do Edital de Correição 05/2015. A unidade também se destaca pelo uso de ferramentas informatizadas e redes sociais para auxílio durante o trâmite de processos.
 
Sob a titularidade da juíza Andréa Keust, a 8ª VT do Recife julgou maior quantidade de processos de conhecimento (1.616) do que os distribuídos (1.560), correspondendo a 103,5% de ações encerradas. Dessa forma, a unidade cumpriu a Meta 1/2014 do CNJ. No Juízo, além do apoio dos servidores, a magistrada é auxiliada pela juíza substituta Ilka Eliane de Souza Tavares, que, neste ano, assumiu o posto do então juiz substituto Eduardo Câmara, convocado para atuar como coordenador dos Núcleos de Conciliação e de Pesquisa Patrimonial do TRT-PE, além da Execução Trabalhista.
 
Outro destaque observado pela equipe de correição é o uso de ferramentas informáticas, a exemplo do Sistema de Informações Eleitorais (Siel), para atualização de endereços; e do Google Maps e do Facebook, para auxiliar na decisão de deferimento ou indeferimento de impugnação de testemunhas na audiência. Também é realizada consulta on-line de cartas precatórias, evitando a expedição de ofícios para saber sobre o andamento dos processos.
 
Na unidade, ainda são organizados “pautões” concentrados, em dias específicos, tanto para audiências de um mesmo réu quanto para específicas: iniciais, ritos sumaríssimos ou instruções. Com o objetivo de garantir maior celeridade, a Direção da 8ª VT busca destinar maior número possível de servidores despachando ações de Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), respeitadas as limitações de cada um. O uso de despacho sequencial de execução também é feito.
 
A 8ª VT do Recife mantém um banco de dados de depósitos judiciais (banco, agência, conta, valor e data da correção) não recebidos, após todas as tentativas de localizar as partes. Dessa forma, o desarquivamento dos autos torna-se desnecessário, caso alguma das partes solicite levantamento de crédito. Todas essas são as boas práticas apresentadas pelo Juízo.
 
Em cumprimento ao Edital 05/2015, o desembargador corregedor Ivan Valença e a equipe correcional já visitaram unidades da Justiça do Trabalho nas seguintes cidades: Pesqueira, Sertânia, Paulista, Carpina e Belo Jardim. Até agosto, a correição ordinária segue por outras VTs do Recife, além de passar pelos municípios de Palmares, Garanhuns, Nazaré da Mata, Floresta e Serra Talhada.
 
Matéria relacionada
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos Pedrosa
Foto: Equipe de correição