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Processo Administrativo Eletrônico é tema de palestra realizada ontem (24)

Imagine o seguinte cenário: um servidor deseja solicitar o auxílio pré-escolar em razão do nascimento de seu filho, para isso, ele entra na Intranet, procura informações sobre esse benefício, imprime o formulário, preenche, tira cópia da certidão de nascimento da criança, junta tudo e protocola. No Setor de Protocolo, imprime-se uma etiqueta para colar no documento de solicitação, depois alguém leva o material até a Seção de Benefícios, onde todo trâmite continua a correr manualmente, com despachos feitos a caneta. Agora, pense se tudo isso pudesse ser feito virtualmente, sem que fosse impressa sequer uma folha de papel. Pois é, essa é a proposta do Processo Administrativo Eletrônico (Proad), sistema que, a partir de 30 de março, reunirá as demandas relacionadas à gestão de pessoas no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

A plataforma foi desenvolvida pelo TRT12 (Santa Catarina), mas outros Tribunais já aderiram à tecnologia por meio de termo de cooperação técnica. O TRT-PE será o nono a implantar a ferramenta. Para isso, desde agosto do ano passado, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) atua para integrar o Sistema de Pessoal à nova plataforma, como indicou o coordenador de sistemas Alessandro Alcides de Souza. O resultado é que mil e quinhentos servidores e 150 magistrados ativos já estão inscritos e habilitados a utilizar o Proad, além deles, mais 4 mil outros interessados, como aposentados, estagiários e pensionistas, também estão registrados.

Em palestra sobre o tema, realizada nessa quarta-feira (24), no auditório de sessões do Pleno, o diretor-geral, Wlademir Rolim, destacou a importância do momento: “É uma vitória de todos nós concretizarmos esse projeto”.  O secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello, ressaltou a importância para sustentabilidade e economia de recursos.

Convidado para ministrar a palestra, o instrutor Nelson da Silva, do TRT12, falou sobre as funcionalidades do sistema e os benefícios que se podem esperar, dentre eles, maior organização, transparência, celeridade e padronização dos procedimentos.  Explicou que o usuário passará a preencher as solicitações virtualmente. O próprio sistema indicará quais documentos precisam ser anexados e distribuirá a demanda automaticamente para a área responsável. Com isso, não há risco do material seguir para o setor errado.  

O software também acusa situações de pedidos repetidos, evitando que o mesmo usuário faça a mesma solicitação duas vezes. “Essa funcionalidade reduziu em quatro vezes o números de processos no TRT12. Existiam muitos processos duplicados”, relembrou o instrutor.

Para quem trabalha com as requisições, o Proad tem funcionalidades para recados – como um post it colado na capa do processo – e lembretes/alertas – que podem ser vinculados ao Google Agenda ou mesmo ao celular.

Nelson da Silva e outro instrutor do TRT12, Tiago Azevedo, realizam curso hoje (25) e amanhã (26) para os servidores do TRT-PE que atuam com gestão de pessoas. As aulas são coordenadas pela Seção de Aperfeiçoamento Funcional e acontecem na Escola Judicial.  O grupo de Tribunais que já aderiu à ferramenta mantém um canal para tirar dúvidas e discutir melhorias, é o: proad-duvidas[at]googlegroups[dot]com

Confira mais fotos AQUI

Serviço:

Implantação do Processo Administrativo Eletrônico (Proad)

30 de março de 2016

Inicialmente envolverá os procedimentos relacionados à gestão de pessoas

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Texto: Helen Falcão

Imagem: Elysangela Freitas