Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 colaborará com TJPE na implantação do PJe na Justiça Estadual

Diretores das Escolas Judiciais do TRT6 (desembargador André Genn) e TJPE (desembargador Eurico de Barros) assinam convênio

O modelo de capacitação em Processo Judicial Eletrônico (PJe) desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) para magistrados e servidores será repassado para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para auxiliar essa corte a concluir as instalações do processo eletrônico nas varas de sua jurisdição. O convênio foi assinado pela presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, e pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, na tarde dessa quarta-feira (26), na sala da Presidência do Tribunal do Trabalho.

Reconhecida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) como modelo, a capacitação foi feita em várias etapas, combinando aulas presenciais e por videoconferência e a prática de exercícios em um ambiente virtual de aprendizagem. “O primeiro passo para o sucesso foi um planejamento muito detalhado dos procedimentos”, avaliou o diretor da EJ-TRT6, desembargador André Genn de Assunção Barros.

Magistrados e servidores do TRT-PE e TJPE conversam sobre a capacitação do PJe 

O projeto de capacitação também esteve alinhado com a própria estratégia de implantação do PJe. Isso porque o processo eletrônico foi instalado inicialmente na região metropolitana e depois no Agreste, de modo a testar os impactos e acostumar o jurisdicionado. As varas da capital foram umas das últimas a substituir o processo de papel e, na data da implantação, 20 analistas de Tecnologia da Informação ficaram de plantão no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo para auxiliar os usuários.

“Ficamos muito gratos por esse apoio, essa transferência de knowhow”, afirmou o desembargador Leopoldo Raposo, ressaltando o fato de o TRT6 ser reconhecido nacionalmente pela implantação do PJe. Segundo o magistrado, a meta do TJPE é concluir a instalação da plataforma em todas as varas estaduais até abril de 2017, exceto nas criminais.

O coordenador da EJ-TRT6, juiz Rodrigo Samico, explicou que serão ministrados cursos específicos para equipes dos setores de Informática e Escola Judicial do TJPE e disponibilizadas as videoaulas já produzidas.

Também participaram da visita o secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello, e, do TJPE, o diretor da Escola Judicial, desembargador Eurico de Barros; o juiz auxiliar da Presidência, Roberto Freitas; o coordenador da Escola Judicial, juiz Fábio Fabianne; a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, Juliana Neiva; e os membros do Comitê de Implantação da Educação a Distância Carolina Pereira e Rafael Menezes. 

Notícias relacionadas:

ESCOLA CONCLUI PROJETO INOVADOR PARA CAPACITAÇÃO EM PJe-JT

 

Texto: Helen Falcão

Fotos: Paula Barreto