Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Mais informações sobre a formatação de documento no portal do TRT-PE

A partir desta sexta-feira (12), os novos documentos de texto, planilha ou apresentação que ficarão disponíveis no site do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) – www.trt6.jus.br – deverão estar em formatos abertos: HTML ou ODF (ODT, ODS e ODP). Não será mais possível realizar upload de arquivos em PDF, DOC ou outras extensões de aplicativos pagos.

Em complemento aos tutoriais divulgados na quarta-feira (10), registra-se abaixo como converter um arquivo em PDF para o formato aberto ODG, que representa o formato “desenho” do LibreOffice. Essa formatação deve ser evitada, porque, apesar de aberta, não é acessível através de leitores de tela utilizado por deficientes visuais. Desse modo, caso o usuário disponha do documento original, deverá prestigiar a conversão para ODT (texto), ODS (planilha) e ODP (apresentação de slides). A extensão ODG só deverá ser usada quando for necessária a conversão direta de um documento em PDF ou em outros casos restritivos, por exemplo, upload de documentos com assinatura em caneta.

Utilizando o LibreOffice

1. Abrir o LibreOffice

2. Escolher a opção do LibreOffice relacionada ao tipo de arquivo a ser convertido (Normalmente Texto, Planilha ou, se deseja converter um PDF, Desenho)

3. Abrir o documento 

4. Depois do documento aberto, escolher a opção de “Salvar Como...”

5. Selecionar o formato do arquivo a ser gerado: ODT (para texto), ODS (para planilha) ou ODG (Para imagens ou PDF)

Persistindo dúvidas, o servidor deverá recorrer à Central de Atendimento de TI, abrindo um chamado pelo endereço http://centralti.trt6.jus.br/assystnet/application/assystNET.jsp# ou através do telefone 0800 2000 201.

Observação: Os responsáveis por incluir informações/documentos no portal do TRT-PE não precisam se preocupar com a conversão de arquivos anteriores à data de 12 de maio de 2017. A modificação desse material será paulatina e feita através de softwares comandados pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Notícia relacionada:

Por acessibilidade, todos os novos documentos disponibilizados no site do TRT-PE terão que estar em formato aberto