Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE realiza solenidade para entrega de comendas

Há 30 anos, o Tribunal concede as Medalhas João Alfredo e Eurico Chaves

Há 30 anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) concede as Medalhas Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira e Juiz Eurico de Castro Chaves Filho. Por ocasião da comemoração do centenário da abolição da escravatura em 13 de maio de 1988, o Tribunal instituiu as insígnias, através da Resolução Administrativa nº 24/1987, para reverenciar aqueles que contribuem com o aperfeiçoamento da atividade social e da Justiça do Trabalho. A solenidade de entrega das condecorações, este ano, foi realizada na noite dessa segunda-feira (15), em um dos mais notáveis monumentos do país, o Teatro de Santa Isabel - expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco.

Após a interpretação do Hino Nacional, com acordes de violino, pelo maestro Israel França, a abertura solene foi conduzida pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, que, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do reconhecimento aos agraciados. “Estas duas comendas – Conselheiro João Alfredo Correa de Oliveira e Juiz Eurico de Castro Chaves Filho – revestem-se de um forte simbolismo para o Regional. Com a primeira, estreitamos nossos laços com a sociedade, agradecendo a contribuição de instituições e de profissionais de diversas áreas ao aperfeiçoamento do Judiciário Trabalhista. Com a segunda, manifestamos gratidão aos magistrados e servidores do Tribunal, que desempenham com retidão, ao longo do tempo, suas atividades nesta Corte”, declarou.

Presidente Ivan Alves entrega Medalha João Alfredo ao desembargador do TRT15 Lorival Santos

A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Já foram condecoradas personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Este ano, 30 pessoas foram agraciadas com a Medalha João Alfredo, além das instituições Colégio Damas, Grupo Brennand e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco.

Medalha Eurico Chaves foi entregue pelos desembargadores Ivan Alves, Valdir Carvalho, Dione Furtado e Eneida Melo

A Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho,  categoria Mérito Funcional, é concedida a magistrados e servidores que tenham prestado, no mínimo, 25 anos de serviço ao Regional, sem que haja registro de punição funcional. Foram homenageados com a Medalha Eurico Chaves três magistrados e 26 servidores. Na cerimônia, também receberam as medalhas os agraciados que, indicados em 2015, não puderam comparecer na ocasião.    

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves; o vice-presidente, desembargador Valdir Carvalho; a corregedora-regional, desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva; os desembargadores Eneida Melo Correia de Araújo, André Genn de Assunção Barros, Ivanildo da Cunha Andrade, Gisane Barbosa de Araújo, Valéria Gondim Sampaio, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, Nise Pedroso Lins de Sousa, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, Maria do Socorro Silva Emerenciano, Sergio Torres Teixeira, Fábio André de Farias, Paulo Alcantara, Maria das Graças de Arruda França, José Luciano Alexo da Silva e Eduardo Pugliesi.

Também integraram a mesa o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), José Laízio Pinto Júnior; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo (representando o presidente, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel de Oliveira Erhardt; o procurador-geral do Município do Recife, Ricardo Correia (representando o prefeito Geraldo Julio); o presidente do TRT15 (Campinas/SP), desembargador Fernando da Silva Borges; o deputado Ricardo Teobaldo; o general de Brigada Marcelo Arantes Guedon (representando o chefe do Comando Militar do Nordeste, general de Exército Artur Costa Moura); o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juiz Gustavo Augusto Pires de Oliveira (representando o presidente juiz José Adelmy da Silva Acioli); e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), advogado Ronnie Preus Duarte.

Orquestra de Câmara do Alto da Mina tocou obras de Luiz Gonzaga e Villa-Lobos

A cerimônia foi encerrada com a sublime apresentação da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, tocando, entre outras peças, obras de Luiz Gonzaga e Villa-Lobos. Regida pelo maestro Israel França, um dos agraciados da noite, a orquestra faz parte de um projeto, na cidade de Olinda, que usa a música como agente de transformação social. Após o concerto da sinfônica, os homenageados receberam os cumprimentos dos convidados no foyer do teatro.

A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi instituída em 1987 pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, e leva o nome do político pernambucano que foi conselheiro de Estado no Brasil Império e importante figura na abolição da escravatura, sendo signatário da Lei Áurea. Já a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, também criada em 1987, pelo desembargador José Gondim Filho, alude ao magistrado que presidiu o Tribunal nos períodos de 1946/1951, 1955/1959 e 1963/1966. Durante sua gestão, em 1946, o órgão passou a integrar o Poder Judiciário da União.

Confira a lista completa dos agraciados.

Veja mais imagens do evento.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas / Paula Barreto