Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Com nova identidade visual, portal do TST prioriza serviços ao cidadão

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) passa a adotar, a partir desta quarta-feira (20), o formato da exibição de conteúdos nas páginas iniciais do seu portal na Internet comum a todos os órgãos da Justiça do Trabalho. A mudança visa facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente.

Com identidade visual inspirada na marca única da Justiça do Trabalho, o modelo foi estabelecido após estudo baseado em fontes acadêmicas da arquitetura da informação, pesquisa com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) sobre os serviços mais acessados e análise dos padrões utilizados nos portais do Judiciário e de outros poderes da União. A ideia é que o cidadão que queira emitir uma certidão ou fazer uma consulta processual, por exemplo, encontre o serviço no mesmo lugar nos portais de todos os TRTs.

Também foram observadas as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), os critérios de acessibilidade (Decreto 5.296/2004) e a Resolução 85/2019 do Conselho Nacional de Justiça, que determina a uniformização da marca, dos conceitos e da identidade visual na comunicação judiciária.

A adoção da identidade visual única da Justiça do Trabalho foi aprovada em outubro pelo Órgão Especial do TST (Resolução Administrativa 2.111/2019)

CSJT e TRTs

A marca única e a padronização da página inicial dos portais de todos os órgãos da Justiça do Trabalho foram aprovadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Resolução CSJT 243/2019 em junho deste ano. Até o momento, o CSJT e dez TRTs se adequaram aos padrões definidos, e a unificação da identidade visual deve ser concluída nos demais TRTs até dezembro.

No TRT-PE: 

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realizou a modificação de seu site no último dia 14 e, nesta quinta-feira (21), incluiu a área de Consulta Processual na página inicial, concluíndo a adaptação para o modelo nacional unificado.