Publicada em 31/05/2021 às 14h11
O coordenador substituto do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Olinda, juiz Antônio Augusto Serra Seca Neto, homologou um acordo realizado após as partes processuais lerem e refletirem sobre frases sistêmicas. A dinâmica toma como base a técnica psicoterapêutica do filósofo alemão Bert Hellinger, que defende que todo o ser humano tem necessidade de pertencimento, ordem e equilíbrio em suas relações. A conciliação foi firmada em audiência telepresencial nesta segunda-feira (31). O processo foi ajuizado em 2018 e estava na fase de execução.
Quem conduziu o diálogo entre as partes foi a servidora do referido Cejusc, Olindina Silva, com a supervisão do juiz. Segundo ela, a conversa – que durou cerca de duas horas – foi permeada por frases sistêmicas como: “Cada pessoa que nasce ou vincula-se a um sistema deve ser reconhecida como membro integrante e respeitada neste sistema”. Para Olindina Silva, a dinâmica buscou pacificar a relação entre a reclamante e a antiga empregadora, abrindo caminhos para o reestabelecimento de uma amizade. Com o acordo, as partes pactuaram o reconhecimento de vínculo, assinatura da carteira de trabalho, o pagamento da trabalhadora e dos honorários advocatícios.
A conciliação pode ser feita em qualquer processo trabalhista. Os/as interessados/as podem requerer a realização de uma audiência para a tentativa de acordo preenchendo o formulário eletrônico no site do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região (TRT6). O contato também pode ser feito por telefone, WhatsApp, e-mail ou pelo Balcão Virtual. Existem oito Centros de Conciliação atuando para solucionar processos trabalhistas em Pernambuco.
Mais informações:
Quero conciliar – Informações sobre a conciliação no TRT6
Notícia relacionada:
Frases sistêmicas contribuem para formulação de acordos no Cejusc de Olinda
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Falcão / Foto: cortesia