Publicada em 24/10/2024 às 15h21 (atualizada há 25/10/2024 - 09:49)
Nesta quarta-feira (23/10), na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud-6), em Recife, foi encerrado o 79º Congresso Nacional das Escolas de Magistratura Trabalhista (Conematra).
Concluindo o evento, a juíza auxiliar da direção da ENAMAT, Patrícia Maeda, apresentou “Diálogos sobre o calendário 2025 e o planejamento estratégico 2025-2029”. Interativa, a atividade teve a atuação dos/das participantes, que indicaram sugestões para constar no calendário.
A Ejud-6 apresentou parte de uma ação desenvolvida pelo Regional pernambuco para efetivação do Pacto pela Linguagem Simples no Judiciário, com um minirrecital do cordel “A linguagem simples na Justiça do Trabalho”. A apresentação foi feita pelo autor do cordel e servidor do TRT-6, Eugenio Jerônimo.
Por teleconferência, a diretora da ENAMAT, ministra Katia Magalhães Arruda, saudou as/os presentes ao congresso. Em seguida parabenizou a iniciativa de reunião em livro de ações realizadas com êxito pelas escolas. Com o título “Escolas Judiciais Trabalhistas – experiências e boas práticas”, coordenada pelo desembargador Paulo Regis Botelho (diretor da Escola Judicial do TRT-7 e presidente do Conematra), o juiz Luciano Martinez (coordenador acadêmico do TRT-5) e a juíza Wiviane Souza (coordenadora acadêmica do TRT-6), a obra foi lançada na sequência.
No encerramento formal do 79º Conematra, o diretor da Ejud6 – anfitriã do evento –, desembargador Eduardo Pugliesi, ressaltou a riqueza do encontro para o desenvolvimento das ações de formação de servidores/servidoras e magistradas/magistrados. O presidente do Conematra, Paulo Regis Botelho, agradeceu a colaboração dos/das participantes ao longo dos dias de encontro, o que aponta caminhos para atuação das escolas em sintonia com a realidade.
O evento, aberto na terça-feira (22/10), reuniu magistrados/as, coordenadores/as pedagógicos e assessores/as das escolas de magistratura de todo o Brasil. Estiveram na pauta temas contemporâneos e importantes para o aperfeiçoamento das escolas judiciais, dando oportunidades para refletir e compartilhar de experiências visando à melhoria de práticas em âmbito nacional.
Coordenadores e coordenadora do livro: Luciano Martinez, Wiviane Souza e Paulo Regis Botelho
O livro - “Escolas Judiciais Trabalhistas – experiências e boas práticas”, reúne relatos de estudos para aprimorar os serviços que a justiça realiza para a sociedade. A reunião dessas experiências em livro, permite que o conhecimento seja compartilhado por todas as escolas.
Veja matéria de abertura do 79º Conematra.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/Fotos: Eugenio Jerônimo