Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Palestras no TRT-6 abordam segurança e assédio no ambiente laboral

A empresa WFS, contratada para a prestação dos serviços de limpeza e conservação no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, realizou um momento de palestras sobre segurança e assédio no ambiente laboral. Voltado a terceirizadas e terceirizados que atuam no TRT-6, o evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (11/4), na Sala de Sessões do Pleno. Na ocasião, o grupo foi recepcionado pela chefe da Divisão de Serviços Gerais da instituição, Flávia Mendonça de Vasconcelos, que conduziu o encontro.

Fazendo uso da palavra, a juíza titular da 20ª Vara do Trabalho do Recife, Cristina Figueira Callou, representante de 1º Grau do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação no Tribunal, parabenizou a iniciativa e explicou o funcionamento do colegiado. “Estou feliz pela realização desse evento e orgulhosa por o TRT sempre olhar o ambiente laboral de forma atenciosa, buscando prevenir situações de assédio que não queremos e não pudemos tolerar”.

Integrante do Programa Regional do Trabalho Seguro, a juíza titular da 2ª VT do Recife, Márcia de Windsor, também fez um breve pronunciamento, elogiando a realização do evento e destacando a importância da prevenção de acidentes nas empresas. “Estamos no Abril Verde, mês dedicado à segurança e saúde no trabalho, e essa é uma oportunidade de falar a trabalhadoras e trabalhadores, destinatários finais dessa nossa preocupação por um ambiente de trabalho cada vez mais decente.”

Na sequência, o técnico de Segurança do Trabalho da WFS, Davi Viana, conduziu a palestra “Abril Verde”, comentando os principais riscos que colocam em perigo a saúde das terceirizadas e dos terceirizados. O palestrante demonstrou formas de controlar, reduzir e eliminar essas situações, enfatizando que os equipamentos de proteção individual devem ser utilizados como última barreira de prevenção. A plateia também interagiu, através de um joguinho eletrônico com perguntas sobre a correta utilização dos EPI.

Encerrando o encontro, Mariana Marques e Paula Barbosa, advogadas da empresa, ministraram a palestra “Juntos na Luta contra o Assédio”. Na explanação, elas abordaram os principais tipos de assédio nas organizações e os efeitos mais comuns que afetam o comportamento e a saúde das vítimas. Depois, foi exibido um vídeo elaborado pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo sobre a campanha contra o assédio moral. Ao final, a WFS lançou em primeira mão um canal oficial (82 98190 4674) por onde empregadas e empregados da empresa poderão fazer denúncias.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Jéssica Marques